Powered by Rock Convert

Muitos profissionais desejam se inserir no mercado de trabalho, no entanto, não sabem como montar um currículo atrativo.

De fato, é um grande desafio fazer com que o seu currículo seja notado em meio a tantos outros, dada a sua importância para chamar a atenção dos recrutadores. No entanto, é possível seguir alguns passos incríveis que vão alavancar a atratividade do seu CV e fazer com que as companhias chamem você para o processo seletivo.

Nesse artigo, vamos expor quais são essas dicas e como montar um currículo que servirá como um cartão de visitas para você. Ficou curioso? Então siga a leitura e confira!

1. Fazer um bom resumo profissional

O primeiro passo para saber como montar um currículo de qualidade é fazer um bom resumo profissional. Por meio dele, os recrutadores vão ter uma ideia sobre sua trajetória profissional, sem a necessidade de ler descrições imensas. Resumir é sempre a melhor opção, pois você terá mais coisas a falar na entrevista.

2. Expor qual é o seu objetivo profissional

Essa etapa é extremamente relevante. Exponha qual é o seu objetivo profissional e observe se ele está alinhado à vaga que busca. Logo, se o seu interesse é em atuar em uma área administrativa, não é interessante que você encaminhe esse currículo para uma vaga operacional.

Ou seja, caso você tenha inúmeros objetivos, alinhe-os com a vaga para a qual você vai se candidatar. Dessa forma, o recrutador terá ciência de onde você deseja atuar na organização e isso já facilita a atração dele por você. Afinal, as companhias buscam por profissionais que saibam o que desejam.

3. Destacar as experiências profissionais

Destaque as suas experiências profissionais, pois elas são muito importantes para que você conquiste seu novo emprego.

Logo, mesmo que não tenha muitas experiências, cite-as e valorize-as em seu currículo. Afinal, a nova empresa precisa conhecer as que você já teve, para avaliar no que você pode acrescentar, caso seja selecionado.

4. Informar a sua formação acadêmica

Muitas vagas têm como pré-requisito a formação acadêmica, logo, currículos que não contém essa informação podem ser descartados. Isso significa que é muito importante expor a sua formação acadêmica.

Vale ressaltar que, caso você tenha o ensino superior, por exemplo, não é necessário citar o médio — pois isso já fica implícito quando você fala sobre o superior. O que não deve ser feito é deixar essa informação em branco, pois isso pode impedir de conquistar a vaga desejada.

5. Enfatizar as competências e habilidades

Enfatize as suas competências e habilidades. Essa etapa é muito importante, pois é o momento de você criar o seu cartão de visitas, no qual vai expor para a companhia como você pode ser útil no dia a dia.

Logo, enfatize competências e habilidades que tenham relação com a vaga pretendida, para que a companhia fique mais engajada em convidar você para fazer parte do quadro de profissionais.

6. Abordar os resultados e conquistas profissionais

Abordar os resultados e conquistas profissionais em seu currículo é de extrema relevância, pois você mostra para a empresa como você pode acrescentar e o que você já conquistou em sua trajetória.

Além disso, é um assunto que pode fazer com que a entrevista flua, caso o entrevistador se interesse por suas conquistas.

Por isso, seja sempre verdadeiro no que você inserir. Afinal, é bem possível que o entrevistador pergunte sobre os dados que estão em seu currículo, logo, expor a verdade impede que você se confunda no momento de ter de falar sobre o assunto.

7. Informar os idiomas que você domina

Caso você domine mais de um idioma, ou esteja fazendo um curso de idiomas, é sempre importante colocar essa informação. Principalmente se um dos requisitos da vaga for o conhecimento em mais de um idioma.

Inclusive, se você ainda não está investindo em aprender um novo idioma, a hora é agora. O inglês é um dos idiomas mais requisitados no mercado de trabalho, então é muito importante ter, no mínimo, uma noção básica de comunicação na língua.

Porém, caso você não tenha fluência em nenhum outro idioma, não coloque essa informação. Afinal, é bem provável que o entrevistador fale com você no idioma que você inseriu em seu currículo e seria extremamente constrangedor caso você colocasse uma língua que não domina.

Logo, além de inserir o idioma, insira seu nível de fluência nele. Dessa forma, você não transmite uma imagem negativa para a empresa.

8. Ser objetivo nas informações

O ideal é que seu currículo tenha no máximo duas páginas, mas tudo dependerá da vaga para a qual você vai se candidatar. No entanto, de modo geral, duas páginas está mais que suficiente.

O currículo deve ser um convite para que o recrutador se interesse por você e saiba o que questioná-lo. Logo, nada de se estender demais ou ser prolixo, isso pode deixar o seu currículo cansativo.

Assim, considerando que o recrutador terá inúmeros currículos para avaliar, busque deixar as suas informações mais objetivas possíveis. Nada de se empolgar contando histórias ou fazendo descrições extremamente detalhadas. Guarde os detalhes para a entrevista e, no currículo, seja direto e objetivo.

9. Elaborar um portfólio (caso a vaga recomende)

Por fim, caso a vaga recomende, elabore um portfólio para anexar ao seu currículo. Muitas áreas, como a publicidade e o design gráfico, demandam de portfólios para que o recrutador consiga conhecer um pouco do seu trabalho.

Logo, se esse é o seu caso, elabore seu portfólio. Isso pode ser um grande diferencial no momento da escolha, afinal, nem todo candidato sabe disso e pode acontecer de muitos se esquecerem de encaminhar o portfólio ou, até mesmo, não ter um.

Como vimos, aprender como montar um currículo não é uma tarefa difícil, pois requer apenas atenção, objetividade e veracidade nas informações expostas para aumentar sua visibilidade pelos recrutadores. Quando terminar de escrevê-lo, revise tudo com cuidado — isso é muito importante — e elabore um texto adequado ao enviá-lo por e-mail. 

Gostou do conteúdo e já sabe como montar um currículo estratégico? Então, agora veja como será o currículo do futuro e fique de olho!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário