O engajamento de candidatos é uma prática que visa motivar os participantes de processos de seleção. A competitividade no mercado de trabalho é cada vez maior e tal atitude é fundamental para atração de talentos.

Processos seletivos muito longos, com diversas etapas e métodos arcaicos espantam profissionais qualificados. A mesma coisa acontece com empresas que não oferecem uma política de benefícios atraente. Nesse cenário, inovar nas estratégias de atração é um dos grandes desafios dos gestores de RH.

Manter as pessoas engajadas contribui para que a seleção seja um sucesso e se reflete na composição de uma equipe de alto desempenho. A seguir, descubra algumas dicas simples para inovar nos processos de seleção e melhorar o engajamento dos candidatos.

Criação de cronogramas

Empresas que planejam os seus passos, dominam suas atividades e pensam no futuro, transparecem esse profissionalismo àqueles que estão disputando uma vaga no seu processo de seleção. Criar e disponibilizar um cronograma para o processo é uma das maneiras de reforçar essa postura.

O acesso ao calendário com as etapas do processo pode mudar a forma como os profissionais enxergam a empresa, fazendo com que eles fiquem mais empenhados em corresponder aos parâmetros exigidos.

No entanto, mais que revelar as datas e informar o prazo limite para a conclusão da seleção, é preciso respeitar o cronograma. Se a empresa se propõe a concluir o recrutamento em 15 dias, é importante que o fechamento ocorra nesse tempo.

Outro ponto importante que deve ser reforçado é o feedback. O cronograma não exclui a necessidade de comunicar aos participantes o andamento e a aprovação de cada etapa.

Marketing de atração de talentos

As redes sociais e o amplo acesso à internet criam novos meios de divulgar as oportunidades de trabalho oferecida por uma empresa.

Nesse sentido, opiniões positivas e negativas de clientes, colaboradores e candidatos podem contribuir ou arruinar a imagem de uma marca. Investir em estratégias de marketing para candidatos e atração de talentos é uma forma de manter as avaliações sempre positivas, seja nas redes sociais, seja em sites de busca de emprego.

Dessa forma, quando os profissionais descobrirem que há vagas em aberto e pesquisarem sobre a sua empresa, encontrarão informações positivas e relevantes. A consequência é atrair candidatos preparados, afinal, quanto maior é a qualificação de um profissional, maior é a sua aspiração quanto à reputação da empresa contratante.

Ações de employer branding

O employer branding nada mais é que o investimento em uma forte marca empregadora, de modo a mostrá-la como uma empresa responsável não só por atrair profissionais bem preparados, mas também por mantê-los engajados durante os processos de recrutamento e seleção.

Benefícios atrativos, políticas de incentivo e um clima organizacional agradável são pontos importantes para o sucesso do employer branding.

A maioria dos candidatos pesquisa as principais informações da empresa antes de participar do seu processo de seleção. Quando alguém compõe o recrutamento de uma empresa conhecida pelos seus benefícios e pelo ambiente de trabalho, é natural que se sinta mais motivada desde as primeiras etapas.

Ferramentas tecnológicas

As ferramentas que utilizam recursos de inteligência artificial estão dominando o mercado de trabalho no Brasil e no mundo. A sua importância e os seus benefícios se estendem até o departamento de Recursos Humanos. Hoje, a tecnologia já permite que empresas criem padrões de profissionais de acordo com suas políticas individuais.

Baseado no perfil dos indivíduos que já integram o quadro de colaboradores, as ferramentas de RH consideram as habilidades e competências requisitadas para cada cargo e permitem que a atração e captação de talentos que se encaixam as reais necessidades da empresa.

Ao utilizar ferramentas tecnológicas, a empresa garante a atenção de profissionais alinhados aos seus valores. A consequência se reflete em processos de recrutamento com candidatos mais engajados.

Gamificação

A gamificação tem como proposta a utilização de jogos no ambiente corporativo, seja para o aperfeiçoamento das habilidades da equipe de trabalho, seja para o engajamento dos candidatos em processos de seleção.

Quando essa dinâmica é aplicada aos processos seletivos, a tendência é que seja obtido o máximo de aproveitamento dos candidatos. A partir das dinâmicas interativas de jogos, etapas, pontuação, simulações etc, os profissionais passam a ter a oportunidade de demonstrar com maior precisão suas competências aos responsáveis pela seleção.

Esse investimento diferencia a empresa da maioria da concorrência e garante que os candidatos se mantenham engajados durante o processo. Para os gestores, nada mais é que uma estratégia para obter relatórios mais exatos a respeito da conduta dos candidatos, identificar talentos e, dessa forma, tomar melhores decisões.

Comunicação Pessoal

O engajamento dos candidatos é um aspecto a ser cultivado durante todo o processo de recrutamento e seleção, ou seja, ele deve iniciar no momento em que a empresa recebe o currículo. Inicialmente, a resposta pode ser automática; mas, após a triagem inicial, é necessário estabelecer um diálogo mais humanizado e pessoal com o candidato.

Interações via telefone, e-mail, aplicativos e site usado para o processo de recrutamento são fundamentais.

As informações primordiais devem ser concedidas na entrevista digital ou pessoal. Lembre-se de que manter a comunicação durante todo o processo, para transmitir a imagem de uma organização que se preocupa com o candidato e valoriza o seu empenho de participar do recrutamento. O diálogo deve ser mais que um aviso sobre as etapas da seleção!

Para colocar nossas dicas em prática, invista em uma divulgação de vagas bem elaborada e em propostas que incentivem um ambiente de trabalho saudável. Colaboradores satisfeitos com a empresa melhoram significativamente a reputação no mercado.

Utilize os recursos oferecidos pela tecnologia, invista em depoimentos, vídeos e imagens sobre o dia a dia da empresa e desperte nos profissionais o desejo de fazer parte do seu time. É dessa forma que o engajamento dos candidatos no processo de seleção é construído e se torna uma estratégia essencial para contratar mais talentos na sua equipe.

Se quiser conhecer outras dicas para reforçar a sua gestão de RH, confira também 4 tipos de turnover e seus impactos para a empresa.

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