Quem efetivamente gera resultados para a sua empresa são os colaboradores. Afinal, são eles que criam o diferencial competitivo de que a sua empresa precisa para se destacar no mercado e alcançar o sucesso.

Por isso, é muito importante contar com profissionais talentosos e alinhados à cultura e aos objetivos estratégicos da empresa. Tudo isso depende diretamente do processo seletivo realizado pela equipe de gestão de pessoas.

Quer saber como identificar talentos no recrutamento e seleção do negócio? Então, continue a leitura e descubra algumas dicas de ouro!

Saiba o que você quer

O primeiro passo para um processo seletivo que identifica os melhores talentos para a empresa é entender muito bem o que você quer. Ou seja, é essencial estudar a vaga que será oferecida e todas as atividades que serão delegadas ao novo profissional para analisar quais são as competências necessárias para a realização da função.

Além disso, é preciso também elencar todas as outras competências e habilidades que você deseja que o profissional ideal tenha. Tudo isso deve ser baseado também na cultura e no ambiente de trabalho da organização, além das características do trabalho a ser realizado pelo profissional.

Por fim, você é capaz de criar um perfil profissiográfico com a descrição do profissional ideal para a sua empresa.

Planeje o processo com cuidado

Além de definir o perfil do profissional desejado, é essencial ter muito cuidado na hora de planejar o processo seletivo para que você efetivamente encontre o melhor profissional para compor o seu time. Portanto, pense com cuidado em cada uma das etapas e no cronograma de execução do processo.

É preciso refletir sobre o perfil que você busca encontrar e, a partir disso, definir as atividades e etapas do processo. Todo desafio proposto aos candidatos deve servir para evidenciar algumas dessas competências essenciais, de forma a descobrir aquele profissional que mais se adéqua à vaga.

Além disso, o processo também deve estar conectado à cultura e aos valores da empresa, auxiliando, também, na identificação do fit cultural dos candidatos.

Crie um recrutamento eficiente

Um dos maiores problemas de profissionais de RH é a quantidade de currículos que precisam ser triados quando iniciam um processo seletivo. Muitos profissionais que não se adéquam à vaga acabam enviando currículos e dificultados o trabalho da equipe.

Para minimizar esse problema, é importante criar estratégias de recrutamento eficientes, de forma a já selecionar os melhores talentos nesse momento. Para isso, invista em meios digitais de recrutamento e saiba onde estão os profissionais que você deseja atingir. Além disso, você pode utilizar sistemas que aplicam testes comportamentais, de valores e de competências para pré-selecionar os candidatos, indicando aqueles que, de cara, já se mostram como ideais para a sua empresa.

Avalie o comportamento

As pessoas são diferentes entre si. Porém, existem alguns perfis comportamentais por meio dos quais é possível identificar um padrão nos profissionais que se candidatam ao processo seletivo da sua empresa. Ou seja, dá para perceber quais pessoas apresentam um perfil de liderança mais acentuado, por exemplo, ou aquelas que são mais analíticas.

Portanto, não se restrinja às experiências e à formação dos candidatos, avaliando, também, o comportamento dos profissionais. Existem atividades e testes desenvolvidos especificamente para essa finalidade, sendo uma forma eficiente de acessar o perfil comportamental dos candidatos do processo seletivo.

Foque em competências

A gestão por competências ganha cada vez mais espaço nas empresas. O processo seletivo focado em competências é uma forma de garantir que todas as atividades do setor de RH da empresa estão alinhadas à essa prática.

Portanto, foque na avaliação de competências dos profissionais que se candidatam às vagas da sua empresa. Para isso, é preciso propor dinâmicas específicas, que permitam acessar essa informação durante o processo.

Além disso, também é possível realizar entrevistas por competências. São aquelas nas quais você não questiona apenas sobre as experiências dos candidatos, mas também sobre a forma como ele reage em algumas situações, suas principais conquistas e desafios e solicita que eles deem exemplos práticos nesse sentido.

Proponha atividades desafiadoras

Muitos candidatos estão buscando vagas de emprego há algum tempo e, por isso, já conhecem as dinâmicas tradicionais que as empresas costumam utilizar.

Para sair do convencional e aumentar a qualidade do processo seletivo da sua empresa, é essencial propor atividades desafiadoras para os profissionais. Você pode fazer isso, inclusive, em ambiente virtual, por meio de softwares que utilizam técnicas de gamificação do processo. Além disso, também pode propor atividades durante as dinâmicas de grupo.

Mas lembre-se de que tudo deve estar alinhado com o perfil profissiográfico traçado e, também, com a cultura e o ambiente de trabalho da empresa, de forma a potencializar os resultados do processo e já começar a inserir o novo colaborador na realidade da organização.

Entenda os objetivos profissionais dos candidatos

Não adianta encontrar um candidato perfeito para a vaga se ele não tiver os mesmos objetivos que a empresa. Isso porque, caso ele almeje posições que você não pode oferecer, há o risco de rotatividade e, com isso, a necessidade de abrir um novo processo seletivo em pouco tempo. Tudo isso gera gastos, desgaste da equipe de RH e ainda prejudica o trabalho da empresa como um todo.

Portanto, questione também sobre os objetivos profissionais do candidato e explique qual o momento da empresa e o que ela tem para oferecer ao profissional. Busque entender e alinhar esses objetivos, garantindo o sucesso do processo.

Avalie valores e cultura

Você pode encontrar aquele profissional que tem todas as competências desejadas e experiências profissionais incríveis. Porém, caso os valores e a cultura do candidato sejam muito diferentes dos da empresa, há o risco de que ele não se ajuste à realidade de trabalho da organização.

Portanto, também avalie os valores dos candidatos de forma a encontrar aqueles que compartilham princípios semelhantes aos da organização. Afinal, competências podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Porém, quando se fala em valores, dificilmente eles mudam.

Identificar talentos para compor o time da sua empresa é uma tarefa muito desafiadora. Contudo, existem ferramentas e sistemas que ajudam — e muito — nessa tarefa, aumentando a probabilidade de sucesso do processo.

Quer saber mais sobre isso? Então, leia também o próximo artigo e descubra as vantagens de utilizar um software de recrutamento na sua empresa!

Escreva um comentário