Atualmente, o recrutamento de talentos já apresenta novos formatos, como o processo de seleção digital — que nada mais é do que um reflexo da tecnologia no setor do RH.

O departamento vem passando por uma grande transformação digital. O uso de novos recursos tecnológicos promove resultados cada vez mais satisfatórios dentro das empresas, especialmente no que diz respeito ao capital humano e à gestão de talentos.

Nesse cenário, será que é mesmo possível realizar um processo totalmente online? Como isso funciona? Quais são os benefícios? Para descobrir essas respostas, continue a leitura deste artigo!

Como funciona o processo de seleção digital

O processo de seleção digital é bastante simples. Hoje em dia, o mercado conta com ferramentas habilitadas para oferecer esse tipo de serviço às empresas.

Esses sistemas promovem os seguintes serviços:

  • abertura de vagas em poucos minutos;
  • gerenciamento dos candidatos em um único lugar;
  • possibilidade de compartilhar informações com gestores e líderes de setor onde há vagas;
  • controle de todo o processo de recrutamento;
  • customização de acordo com as necessidades da empresa;
  • avaliação pelo celular;
  • processo de admissão totalmente online.

Tudo isso significa que você divulga uma vaga com poucos cliques e ela se espalha pela internet, eliminando as barreiras físicas e atraindo candidatos em potencial, independentemente da sua localização. Ou seja, se um talento altamente qualificado estiver de olho nas vagas da sua cidade, pode facilmente se candidatar a uma oportunidade na empresa.

As ferramentas de inteligência artificial proporcionadas pelo uso da tecnologia no RH fazem uma triagem dos currículos e propõem apenas os perfis mais adequados para que você possa fazer as avaliações.

A partir daí pode começar a aplicação de testes a distância, em que os interessados respondem a questionários e realizam esses processos de forma totalmente virtual, sem que ninguém precise se deslocar. Nessa etapa é possível realizar:

  • análises de perfil comportamental,
  • testes de proficiência em idiomas;
  • jogos online em grupo.

Chegando à etapa da entrevista, o candidato não precisa realizá-la pessoalmente. O processo de seleção digital é totalmente adaptado para que as entrevistas aconteçam por vídeo. Com roteiros estabelecidos previamente, perguntas objetivas fazem com que o recrutamento ande mais rápido.

Além disso, ao término, é possível assistir novamente ao vídeo para tirar eventuais dúvidas e compartilhar o desenvolvimento da entrevista com outros gestores.

3 dicas para obter destaque no processo de seleção digital

Caso você não se sinta confortável em aplicar uma entrevista digital ou esteja buscando uma nova oportunidade de trabalho e quer estar preparado para esse processo inovador, confira 3 ótimas dicas.

1. Mantenha uma postura profissional diante da câmera

Muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis por não estarem olhando nos olhos do profissional que conduz a entrevista. No entanto, é preciso ficar atento para não deixar que a impessoalidade da câmera prejudique o processo.

Manter a concentração e o interesse na fala de quem está do outro lado da tela é fundamental para que a entrevista dê certo. A entrevista em vídeo é tão importante quanto a presencial, portanto, mantenha a postura.

2. Prepare o ambiente

Mesa bagunçada, roupas amassadas e objetos de uso pessoal não combinam com nenhum tipo de entrevista. Não é por que você vai conversar por meio de uma videoconferência que deve descuidar do ambiente.

Procure testar o enquadramento do vídeo com antecedência e tente fazer uma gravação como um teste antes do horário marcado para avaliar se há um volume inadequado de barulhos externos e se a iluminação está ok. Avise também as pessoas que costumam frequentar o ambiente sobre a ocasião, para evitar ser atrapalhado.

3. Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Por fim, verifique se está tudo em ordem com a internet, o microfone e o fone de ouvido. Você deve entender e ser entendido sem interferências, ou seja, precisa se certificar de que vai ter um diálogo eficiente e sem riscos de má interpretação por fatores externos. Imprevistos acontecem, e quanto mais prevenido você estiver, melhor será a entrevista.

Os benefícios do processo de seleção digital

Diante de todos os apontamos feitos até agora a respeito do processo de seleção digital, você já deve ter identificado alguns benefícios. Para que você veja essas vantagens de maneira mais nítida, listamos algumas delas.

Mais poder de alcance

Como já mencionamos anteriormente, os processos digitais garantem um alcance maior na busca por novos talentos. A internet é o principal instrumento para que isso aconteça, e como você deve saber, uma das suas características é ser um território sem limites.

Qualquer profissional qualificado que estiver interessado em atuar na empresa ou na cidade que ela está estabelecida pode ser entrevistado sem precisar ir até o local.

Aumento da produtividade

Quando a tecnologia é usada para suprir a demanda de um departamento, a produtividade desse setor é diretamente atingida.

No que diz respeito aos processos de recrutamento e seleção, a flexibilidade de horários e o fato de um bom sistema realizar algumas etapas de maneira automatizada permitem que o profissional tenha mais tempo para se dedicar a outras atividades estratégicas.

Redução de custos

A redução de custos não pode ser ignorada, pois o recrutamento a distância propõe uma economia significativa. Isso vai desde a divulgação da vaga — em que um sistema permite que a oportunidade seja anunciada em uma infinidade de canais — até a própria entrevista, que não necessita de nada além de uma boa conexão com a internet.

Buscar a praticidade na realização do processo de seleção digital depende de uma solução que promova todos os serviços apontados neste artigo. A tecnologia é uma realidade, e quanto antes a sua empresa se adaptar a esses novos recursos, maior será o lugar de destaque mediante a concorrência.

A cada momento, profissionais cada vez mais qualificados chegam ao mercado. Para manter a sustentabilidade do negócio, é preciso ter processos ágeis e eficientes de atração, seleção e retenção de talentos.

Convidamos você a conhecer a Connekt Recrutamento Digital, uma empresa especializada em recrutamento e seleção digital tanto para candidatos quanto para empresas. Entre em contato conosco e fique por dentro dos nossos serviços!

Escreva um comentário