O profissional contemporâneo de Recursos Humanos é aquele que sabe como fazer um recrutamento digital. Isso porque as organizações têm utilizado cada vez mais a internet não apenas para divulgar vagas, mas também para desenvolver entrevistas e testes dos processos seletivos.

O objetivo do recrutamento digital é dar mais rapidez aos processos de contratação, bem como otimizar os custos, tanto para a empresa quanto aos candidatos às vagas. O processo online evita, por exemplo, que sejam necessários muitos deslocamentos dos profissionais interessados nas vagas até a empresa.

Mas, se você ainda não sabe como fazer um recrutamento digital de qualidade, não se preocupe! Neste post, vamos mostrar as vantagens desse método e, em seguida, as melhores práticas para executar o processo. Acompanhe os próximos tópicos!

Quais são as principais vantagens do recrutamento digital?

O recrutamento digital proporciona diversas vantagens para as empresas. Veja algumas delas a seguir!

Redução de custos

Conforme explicamos, há redução de custos no recrutamento digital, para as organizações e também para os candidatos. Como as entrevistas podem ser feitas por videoconferência, isso evita que o candidato precise se deslocar até a empresa nas primeiras etapas do processo seletivo.

Já os testes de perfil e de habilidades próprias para o desempenho de determinada função também podem ser realizados por meio de questionários online. Assim sendo, os candidatos não precisam utilizar os recursos da empresa, como computadores e sede física para desenvolver essas atividades.

Monitoramento do processo

O recrutamento digital também oferece a vantagem de todo o monitoramento do processo ser monitorado. Isso se justifica porque tudo permanece registrado e pode ser consultado em oportunidades futuras.

Vamos supor que dois candidatos a uma vaga se saíram muito bem em um processo seletivo digital, mas a empresa só pode contratar um deles no momento. Em um futuro próximo, se uma nova vaga for aberta na mesma área, o outro candidato pode ser acionado para assumir o cargo, sem que seja necessário retomar todo o trabalho de recrutamento.

Inovação para a empresa

As empresas que investem em recrutamento digital são vistas como inovadoras e têm mais capacidade de conquistar bons resultados. Isso porque até mesmo os próprios candidatos se sentem mais valorizados e se dedicam mais nesse tipo de processo, que pode ser tão ou mais exigente que os realizados presencialmente.

A organização vista como inovadora também tem uma melhor reputação na comunidade em que atua, ou seja, terá ganhos para a melhora da sua imagem.

Facilidade de acesso e cadastramento

As pessoas terão facilidade em acessar e cadastrar os seus currículos para participar de processos seletivos digitais. Essa acessibilidade também contribui para que pessoas com deficiência ou que tenham dificuldades de movimentação possam se candidatar às vagas em sua empresa.

Cada dia mais, sabemos da importância da valorização dos PCDs e ela deve se iniciar antes mesmo de contratá-los para a execução de uma atividade na organização.

Padronização de currículo

Se você já tem certa experiência como recrutador, é bem provável que já tenha recebido currículos de diversos tipos — alguns pouco elaborados e outros até mesmo com certo exagero, dificultando que as informações importantes sejam encontradas.

Para evitar que isso aconteça, o recrutamento digital também pode ajudar. Afinal, os candidatos precisarão preencher formulários digitais, que solicitam apenas as informações necessárias.

Além disso, os dados serão disponibilizados na ordem em que forem mais relevantes para a sua empresa. Se for indispensável a fluência em inglês para uma vaga, por exemplo, essa deve ser uma das primeiras informações no currículo, uma vez que se trata de algo passível de eliminação no processo.

Afinal, como fazer um recrutamento digital? Veja 4 boas práticas!

Agora que você já conhece as vantagens dos processos seletivos online, deve estar se perguntando como fazer um recrutamento digital, não é mesmo? A seguir, veja 4 boas práticas!

1. Faça um planejamento estratégico

É preciso que o recrutamento digital tenha um planejamento estratégico bem estruturado. Para isso, devem ser listadas todas as etapas do processo e estipuladas as ações a serem desenvolvidas em cada uma delas.

O planejamento precisa ser planificado e deve ser claro quem é o responsável por conduzir cada ação, bem como as metas que precisam ser cumpridas e os prazos para que elas sejam realizadas.

2. Tenha uma plataforma para executar o processo

O processo não será bem executado se a empresa não tiver uma boa plataforma para isso. É preciso contar com uma ferramenta que conecte os candidatos à organização, possibilitando a publicação de vagas e recebimento de currículos.

A empresa também precisa ser bem equipada com itens para a realização de entrevistas por videoconferência, aplicação de testes a distância etc.

3. Monitore os candidatos

No preenchimento do cadastro dos candidatos, entre outros detalhes, pode ser solicitado que eles informem as suas redes sociais. Isso é importante para que você possa fazer consultas e avaliar se o profissional tem fit cultural compatível com o da organização.

Caso você perceba publicações de fotos constrangedoras, comentários ofensivos e discurso de ódio, por exemplo, pode eliminar a pessoa dos processos seletivos.

4. Invista em ações para atrair bons candidatos

Para contratar os melhores profissionais para a sua empresa, é uma boa prática investir em ações estratégicas para isso. Assim, você conseguirá recrutar pessoas realmente qualificadas e, portanto, verdadeiros profissionais do futuro.

A produção de conteúdos textuais para blog, vídeos para canais no YouTube, posts para as redes sociais, entre outras ações, podem servir para que os profissionais encontrem a organização na internet.

A ideia é que os profissionais da área em que a organização atua sejam vistos como um público estratégico a ser atingido, assim como acontece com os clientes e fornecedores.

Gostou dessas dicas de como fazer um recrutamento digital? Agora, você precisa colocar em ação as boas práticas que citamos, para que possa ter um processo eficiente e vantajoso para a sua empresa.

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