Powered by Rock Convert

Saber como falar de si mesmo em uma entrevista é um desafio para muitos candidatos que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho. Há pessoas que ficam nervosas e que “travam” assim que o recrutador faz essa pergunta.

No entanto, não existe razão para nervosismo, uma vez que saber mais sobre a trajetória de uma pessoa é importante para avaliar o seu fit cultural com a empresa e verificar se ela tem as competências necessárias para uma vaga.

Para que você saiba como falar de si mesmo em uma entrevista sem errar, listamos algumas dicas logo abaixo. Veja!

Fale sobre as suas experiências anteriores

É importante que você comente sobre as experiências que teve em empregos anteriores. A ideia é que o recrutador possa identificar atividades que você realizava em outras empresas e que também fazem parte das atribuições da vaga em aberto.

Caso a conversa tome esse rumo, é possível até mesmo citar alguma situação em específico, falando sobre algum projeto em que você se destacou ou problema que solucionou com maestria.

Entenda que o recrutador não quer saber sobre sua infância ou hobbies

Quando pede para que fale de si mesmo, o recrutador não deseja saber sobre como foi a sua infância e quais são os seus hobbies, mas sim sobre as suas qualificações profissionais.

De tal modo, caso não seja diretamente perguntado sobre esses temas, evite comentá-los. Tenha foco nas suas qualidades, pontos a melhorar e experiências profissionais.

Explique sobre a escolha da sua formação superior

Um ponto interessante de ser comentado na entrevista de emprego é sobre a escolha da sua formação superior. Diga ao recrutador por que você escolheu esse curso e as características pessoais que pensa ter e que são requeridas na profissão.

Um jornalista, por exemplo, pode dizer que escolheu essa profissão porque tem habilidades em se comunicar e uma ótima escrita. O mesmo vale para qualquer formação superior e suas devidas características.

Comente sobre cursos realizados e que são interessantes para a vaga

Além do seu curso universitário, convém ainda explicar sobre outros cursos que você fez, como treinamentos de curta duração, pós-graduações, intercâmbioscursos de inglês etc. Assim, os recrutadores perceberão para qual área da sua profissão há mais interesse e podem direcionar melhor você para a vaga.

Pense ainda no exemplo do jornalista. Se esse profissional estiver concorrendo a uma vaga para repórter de TV, terá mais chances de conquistar a vaga se comentar que tem cursos extras nessa área, concorda? Outro profissional, que tem formação complementar em rádio ou impresso, pode não ter a mesma expertise e competências que esse candidato.

Gostou das nossas dicas sobre como falar de si mesmo em uma entrevista? Coloque todas elas em prática e tenha mais oportunidades de se dar bem em processos seletivos. E lembre-se de sempre evitar o nervosismo! O recrutador não é seu inimigo e não precisa ser intimidador. Ele apenas quer saber mais sobre você e as suas competências.

Se tiver alguma outra dica para se dar bem em uma entrevista e quiser compartilhar conosco, utilize o espaço abaixo!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário