Powered by Rock Convert

Em processos de recrutamento e seleção, a dinâmica de grupo é uma ferramenta muito utilizada; por isso, convém que os candidatos estejam sempre muito bem preparados para encará-la.

Atualmente, também se tem utilizado muito das dinâmicas de grupo digitais, em que as atividades são feitas pela internet, a distância. Nesse caso, as entrevistas em grupo e tarefas propostas são feitas por aplicativos, como o Skype, ou plataformas próprias.

Em uma dinâmica de grupo, o recrutador avalia a forma como os candidatos se comportam em meio a situações diversas. Assim, pode escolher aquele que mais se encaixa no perfil buscado pela empresa.

Para que você possa demonstrar todo o seu potencial em uma dinâmica de grupo, temos algumas dicas. Confira!

Participe das atividades

É imprescindível que você participe de todas as atividades, mesmo que elas não pareçam úteis ou coerentes para o seu ponto de vista. Se uma tarefa foi solicitada, é porque os recrutadores querem saber como você se comportaria em uma situação do tipo.

Logo, recusar-se a participar de uma atividade da dinâmica de grupo fará com que você perca pontos e não passe para a próxima etapa do processo.

Não exagere

As dinâmicas em grupo, reais ou virtuais, são compostas, geralmente, de situações simuladas. Nelas, você deve agir exatamente como agiria se realmente passasse por aquilo que está sendo proposto.

Por isso, nada de exagerar e querer demonstrar ser o que você não é. A ideia não é julgar o que é certo e o que é errado, mas sim reconhecer as habilidades próprias de cada candidato.

Estude a empresa

Também é preciso que você estude a empresa e compreenda a sua cultura organizacional e o que ela faz. Para isso, acesse o site da organização, converse com pessoas que já trabalham lá etc.

A ideia é que você se prepare e adapte as suas habilidades para que possam ser exploradas da melhor forma possível nas atividades da empresa.

Entenda o que é avaliado

Caso não compreenda o que está sendo avaliado em uma determinada atividade da dinâmica de grupo, não tenha medo de perguntar ao recrutador. Apenas assim você poderá dar o melhor de si na tarefa.

Por isso, tire as suas dúvidas e evite tomar atitudes sem ter a certeza de que compreendeu bem o que está sendo solicitado.

Conheça os seus pontos fortes e fracos

Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos, e os recrutadores sabem que não existe ninguém perfeito. Porém, é preciso trabalhar para que as fraquezas sejam melhoradas e amenizadas, bem como as forças, exploradas.

Somente assim será possível se destacar não apenas em uma dinâmica de grupo, mas no mercado de trabalho de modo geral. Autoconhecimento é uma das peças-chave para o sucesso profissional.

Seguindo as nossas dicas, você estará pronto para demonstrar todo o seu potencial em uma dinâmica de grupo e, assim, aumentar as chances de conquistar a recolocação profissional.

Gostou das nossas dicas? Está pronto para participar do processo seletivo a que foi chamado? Conte para a gente nos comentários!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário