Powered by Rock Convert

Quando as pessoas buscam um emprego, é natural que as empresas pesquisem sobre os seus perfis e os avaliem. Além da análise dos currículos enviados, os recrutadores costumam observar o comportamento dos candidatos nas redes sociais, verificar como eles se comportam em entrevistas e testes, analisar se têm domínio da língua inglesa etc.

Contudo, a recíproca também é verdadeira! Ninguém gostaria de trabalhar em uma empresa com a qual não tem fit cultural. Por isso, você também precisa avaliar a companhia na qual executará as suas atividades. Um dos pontos que precisa ser analisado é a diversidade.

Mas por que a diversidade é importante para as empresas? E como avaliar se uma organização investe em ações de inclusão de diferentes tipos de pessoas? É sobre isso que falaremos na sequência. Siga conosco!

Por que é importante escolher uma empresa que aposta na diversidade?

Primeiramente, é importante destacar que as empresas que investem em diversidade são mais lucrativas. Prova disso é um estudo feito pela McKinsey and Co. e divulgado na revista Época Negócios.

De acordo com essa pesquisa, as organizações que têm mais diversidade de gênero em cargos de chefia, contam com 21% de chances a mais de apresentar resultados acima da média. Já quando falamos em diversidade étnica, esse número cresce para 33%.

Além dessas estatísticas, o ambiente de uma empresa rica em diversidade também é mais agradável. Conviver com pessoas que têm diferentes formas de pensar, viver e encarar o mundo torna os trabalhadores mais completos, uma vez que as trocas são intensamente valiosas.

Outro ponto importante é a bandeira social que a empresa levanta ao apostar na diversidade. Companhias que investem em políticas de inclusão para grupos de minorias, como mulheres, negros, LGBTI+ e deficientes são mais bem-vistas pela sociedade atual, como a geração Z. Isso tudo traz melhores resultados para a organização, bem como para seus colaboradores.

Como avaliar se uma empresa investe em diversidade?

Agora que você já entende sobre a importância de escolher uma empresa que investe em diversidade para trabalhar, deve estar se perguntando sobre como avaliar isso, não é mesmo? Nesse sentido, existem alguns pontos que podem ser observados. Veja, a seguir, os principais deles!

Observe a estrutura do prédio

A sede física da empresa dá indícios e pode demonstrar se ela investe ou não em diversidade. Observe se no prédio há acessibilidade para pessoas com mobilidade física reduzida, por exemplo.

Verifique se há rampas em vez de apenas escadas, se os elevadores e banheiros são adaptados para cadeirantes etc. Afinal, não basta contratar pessoas com deficiência para cumprir uma cota obrigatória por lei, mas sim prezar pela inclusão efetiva desses indivíduos.

Analise se há um padrão nos gestores e funcionários

Observe os gestores e funcionários da empresa e veja se há variedade de gênero, cor, idade e orientação sexual entre eles. Assim, você perceberá se a empresa tem um “padrão” ou se contrata as pessoas por sua competência.

Também é importante analisar os cargos de chefia. Veja se há variedade entre os gestores, como uma quantidade expressiva de mulheres, negros e LGBTI+ ocupando essas posições.

Infelizmente, ainda existem empresas que contratam minorias apenas para cargos mais baixos, sem que essas pessoas tenham a chance de galgar posições mais altas na hierarquia organizacional. É o caso das organizações que têm muitas mulheres trabalhando como secretárias ou na linha de produção, mas que não conta com nenhuma executiva ou diretora de departamento, por exemplo.

Pesquise sobre programas de inclusão existentes

Outro ponto importante é averiguar os programas de inclusão que a empresa promove ou apoia. Muitas organizações já têm atividades próprias para a valorização dos colaboradores LGBTI+, por exemplo.

A ideia desses programas é apresentar para todos os colaboradores que a diversidade é importante e que todas as diferenças precisam ser respeitadas. Mais do que contratar colaboradores com modos de vida distintos, a empresa precisa promover uma cultura organizacional em que todos sejam respeitados.

Os programas de inclusão ou comitês também deve ser atuantes e desenvolver grupos de discussão, estudos organizacionais e ouvidoria para que sejam relatados possíveis casos de assédio ou preconceito.

Informe-se sobre a cultura organizacional

A cultura organizacional é formada pela missão, visão e valores nos quais uma empresa acredita. Mais do que frases expostas em uma placa ou publicadas no site da companhia, essas crenças devem estar presentes no dia a dia da organização.

Por conta disso, leia atentamente as diretrizes e veja se, em algum momento, elas falam sobre apoio à diversidade e inclusão das minorias. Assim, você já poderá ter uma base sobre o que encontrará ao trabalhar na empresa.

É claro que nem sempre o que é dito na parte escrita da cultura organizacional é o que se vivencia na prática. Porém, esse conhecimento já dá alguns indícios sobre a companhia.

Busque informações sobre o dia a dia da empresa

Finalmente, você pode buscar informações sobre o dia a dia da empresa, ouvindo histórias e conversando com pessoas que já trabalham ali. Se você tiver algum amigo ou conhecido que trabalhe na companhia, converse com ele e peça para que ele conte como é a rotina da empresa.

É importante salientar que investir em diversidade não significa apenas criar peças de comunicação ou campanhas publicitárias que representem as minorias e a inclusão, com o objetivo de persuadir positivamente a opinião pública. Tais práticas precisam estar presentes no DNA da organização, e isso só quem vivencia a sua rotina pode avaliar.

Assim, ao conversar com os colaboradores, você saberá se a empresa realmente investe em diversidade ou se apenas tem programas “de fachada”, por exemplo. Somente dessa forma será possível compreender mais sobre a organização em que você está cogitando trabalhar.

Agora você já sabe como avaliar se a empresa que está escolhendo investe em diversidade. Por isso, não deixe de levar esses fatores em consideração antes de fechar acordo com uma organização para trabalhar.

E como a diversidade é algo muito importante e deve ser cada vez mais valorizada, compartilhe este post em suas redes sociais! Assim, seus amigos também saberão o que avaliar nas empresas.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário