Conheça as 6 carreiras em alta em 2020 e se prepare para o mercado!

Com a chegada de uma nova década, muitas pessoas resolvem que é hora de dar um up na vida profissional. Se você se identifica com essa situação, está em busca de um novo emprego ou pensando em cursar uma graduação ou pós, é importante conhecer as carreiras em alta em 2020 pra fazer a melhor aposta.

Para este novo ano, uma coisa é certa: a competitividade no mercado de trabalho continua a todo vapor e quem se antecipa às novidades tem grandes chances de sair à frente dos concorrentes. Por isso, fique atento às áreas mais promissoras e acerte nas suas próximas escolhas. Continue a leitura e saiba mais!

1. Marketing e vendas

Falar sobre a carreira em vendas parece ultrapassado demais para ser logo a primeira sugestão de carreiras em alta para 2020? Abandone já esse pensamento e veja por que a área pode render um futuro promissor para aqueles que se identificam com as suas funções.

Nos últimos anos, o segmento de Marketing e Vendas passou por mudanças significativas. Hoje, é preciso ter cuidado e dedicação redobrados com a comunicação. O que dita o sucesso no mercado não é apenas o volume em vendas, mas a capacidade de estabelecer um relacionamento com o cliente e o poder de mantê-lo engajado com a marca.

1.1 Áreas promissoras

Se você costuma dar uma olhada despretensiosa em vagas de emprego e busca as carreiras em alta, é possível que já tenha se deparado com oportunidades em Marketing Digital e Inbound Marketing. Sendo que:

  • Marketing Digital: diz respeito às estratégias utilizadas no meio digital para atrair clientes. Geralmente, as vagas estão relacionadas a gestão de redes sociais, marketing de conteúdo e ferramentas Adwords;
  • Inbound Marketing: está relacionado ao marketing digital, mas são funções que exigem conhecimento mais aprofundado e, geralmente, estão atrelados a cargos de coordenação e gerência.

Quanto maior for o conhecimento relacionado a essas atividades, melhores serão as oportunidades e, consequentemente, os salários. Além disso, o domínio em ferramentas de edição de imagem e vídeo é uma habilidade muito requisitada nas melhores oportunidades. Se essa é a sua área, vale a pena se manter atualizado.

2. Tecnologia

Gerente de TI, desenvolvedor de sistemas, cientista de dados e especialistas em segurança digital e da informação estão entre os cargos que prometem rendimentos mais do que satisfatórios neste início de década.

Para isso, é necessário mais do que o diploma em cursos como Análise de Sistemas, Ciência ou Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Dominar o inglês, ser um profissional focado, com capacidade de agir estrategicamente e manter uma boa comunicação é fundamental para conquistar as melhores oportunidades do mercado.

3. Mercado financeiro

Os ensinamentos da Betina acabaram virando meme no final da década passada. No entanto, a propaganda sobre investimentos que viralizou acaba revelando uma nova paixão entre os brasileiros: o mercado financeiro.

Se antes as pessoas se limitavam à poupança e à compra de imóveis, hoje, a prática de investir em ações, no Tesouro Nacional, e acompanhar a flutuação do mercado já faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

Esse novo cenário demanda empresas e profissionais especialistas no assunto. E já aponta as tendências profissionais na área:

  • gestor de compliance: fiscaliza as finanças de uma empresa, garantindo a integridade nas transações e o seguimento das leis nacionais ou internacionais;
  • trader: profissional que atua na compra e venda de ações e outros ativos negociados na bolsa de valores. O principal objetivo dessa função é conquistar resultados positivos em curto prazo;
  • analista de investimentos: orienta clientes e empresas a realizarem os melhores investimentos, de acordo com a sua necessidade e a realidade do mercado, identificando oportunidades de negócios e fazendo um mapeamento da área pretendida.

3.1 Como ser um analista de investimentos

Se você já se aventura acompanhando a taxa SELIC, é fã do canal Me Poupe e tem diploma em Economia ou Ciências Contábeis, saiba que ainda não está preparado para ser um analista de investimentos. Nem para conquistar salários que podem ultrapassar R$10 mil por mês.

A função exige do analista a realização de um exame chamado Conteúdo Brasileiro (CB). Depois, é preciso obter o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI). Cada um desses exames tem etapas e provas diferentes, dependendo do nível que o profissional deseja atingir.

4. Engenharia

A Engenharia é presença constante quando o assunto são carreiras promissoras. A área continua com boas perspectivas para 2020. Especialmente porque, aqui, podemos ampliar o assunto desde a Engenharia Civil até a Engenharia de Dados.

Nesse universo, veja as áreas que prometem brilhar em 2020 e transformar a carreira dos profissionais que pensam em atuar como engenheiros:

  • engenheiro ambiental e sanitário;
  • engenheiro com especialização em construção naval;
  • engenheiro agrônomo especialista em agronegócios e gerenciamento de fazendas;
  • engenheiro de petróleo;
  • engenheiro civil especialista em produção 3D.

5. Educação

Os professores também têm espaço entre as carreiras em alta em 2020. Além da possibilidade de seguir carreira acadêmica em qualquer profissão e, assim, se tornar um professor universitário, o número cada vez maior de cursos EAD faz com que sejam necessários cada vez mais profissionais capacitados para lecionar a distância.

Já os pedagogos e aqueles que se encantam com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, devem ficar de olho nas escolas bilíngues, cada vez mais populares. Vale a pena se aprofundar em uma língua estrangeira, especialmente no Inglês, para conquistar uma vaga em instituições de alto nível.

6. Saúde

Nem só de tecnologia e dinheiro viverá a próxima década. A área da saúde, por si só, é promissora. No entanto, vale ficar de olho em especializações e profissões que envolvam o cuidado com pessoas idosas.

Hoje, as pessoas se interessam por viver mais. Esse é um dos motivos que levaram ao envelhecimento da população por meio do aumento da expectativa de vida. Cada vez mais preocupados em cuidar da saúde, não poupam esforços para garantir a qualidade de vida.

6.1 Gerontologia

Diferente do geriatra — médico que se especializa no cuidado a pessoas idosas — o gerontólogo é o profissional que trabalha em prol da saúde, felicidade e bem-estar dos idosos por meio do estudo do envelhecimento.

Embora a USP já tenha um curso específico para a profissão, psicológicos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais interessados podem obter o título de Especialista em Gerontologia por meio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Se você tem experiência, afinidade, interesse ou formação para investir em uma dessas carreiras em alta em 2020, comece agora mesmo sua busca por vagas que se enquadram nessas tendências. Assim, dê o tão sonhado passo à frente dos concorrentes.

Aumente suas chances de encontrar as melhores oportunidades por meio da Connekt. Acesse nossa plataforma e veja as vagas de emprego que temos disponíveis.

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *