ATS: o que é e quais as principais vantagens

O crescente avanço da tecnologia ressignificou diversos processos no RH. O surgimento de novas ferramentas aperfeiçoou até as rotinas mais básicas e tradicionais do setor. Uma dessas áreas de destaque é o recrutamento e seleção, que ganhou um novo sistema de trabalho: o ATS.

A sigla vem do inglês Applicant Tracking System que, em tradução para a língua portuguesa, significa Sistema de Rastreamento de Candidatos. Se para você isso parece um simples sistema para recrutar candidatos, é hora de conhecer quais são essas diferenças. Acompanhe a leitura e entenda melhor o conceito e suas vantagens.

O que é ATS

Todo cenário organizacional é extremamente competitivo. Em sua rotina, as empresas precisam lidar com diversos concorrentes, que aplicam diferentes estratégias para angariar clientes, fornecedores e parceiros de trabalho.

Uma dessas parcerias está relacionada ao capital humano. Com o passar dos anos, as organizações começaram a internet a importância de investir em profissionais altamente qualificados para alcançar os resultados pretendidos. E tem que lutar com a concorrência para atingir esse objetivo.

O ATS surgiu para aprimorar os processos de recrutamento e seleção. Isso porque a formação de uma equipe de alto desempenho não depende só do oferecimento de uma boa remuneração e benefícios: é preciso que o indivíduo se identifique com a cultura da empresa.

Nesse sentido, o ATS transforma esse processo em uma atividade muito mais eficaz, diminuindo seus erros e aumentando a velocidade da contratação. Ele é capaz de captar de maneira muito rápida quais os profissionais do mercado que tem as características desejadas para ocupar uma determinada função dentro de uma empresa.

Com ele, a empresa pode criar uma classificação própria para buscar os candidatos ideais. Formação, domínio de língua estrangeira, experiências em cargos anteriores, conhecimentos técnicos e até mesmo as empresas em que a pessoa trabalha ou já trabalhou podem entrar no filtro de pesquisa.

Diferença para outros softwares de recrutamento

Embora ele possa parecer um software de recrutamento comum, não dá para negar que o ATS é mais completo no que diz respeito as suas funcionalidades. Eles atendem a todas as etapas dos processos seletivos com uma ampla variedade de recursos — muito mais que os portais de anúncios de vaga.

Em relação à divulgação, não podemos negar que essas plataformas têm um raio de alcance bastante expressivo. No entanto, suas ferramentas são bastante limitas. O que não acontece com o ATS.

Isso porque o Applicant Tracking System conta com muito mais opções de filtros para que os processos de recrutamento e seleção possam acontecer de forma realmente atualizada e inteligente, permitindo que a empresa procure por profissionais que estejam adequados as exigências técnicas e comportamentais do negócio.

E como podem ser aplicadas em todas as fases do recrutamento, também permite a criação de formulários de perguntas e respostas para que seja possível realizar uma pré-seleção automática ou um ranqueamento de currículos, facilitando a composição de um banco de talentos.

Principais vantagens do ATS

Automatizar processos é sempre uma grande vantagem para a empresa. No entanto, não é a única. Veja os principais benefícios de utilizar um Applicant Tracking System na sua empresa.

Redução de custos

Toda contratação tem um custo, que varia de acordo com o método utilizado. Quanto menos etapas operacionais e mais automatizado for o processo, a tendência é que custe menos para a empresa. Tanto em tempo quanto em dinheiro.

Como tudo funciona de maneira digital, por meio da seleção de filtros, a empresa rapidamente tem acesso aos perfis mais adequados para as vagas e compatíveis com a sua cultura.

Melhora a experiência do candidato

A qualidade da contratação é aprimorada, já que o recrutador consegue acessar apenas os melhores profissionais de acordo com suas exigências.

Além disso, como essa tarefa acaba sendo realizada de maneira automática, esses profissionais têm mais tempo disponível para se dedicar a melhoria da experiência do candidato no processo seletivo.

Toda essa agilidade também contribui para que o indivíduo tenha uma boa percepção sobre a empresa. A estratégia é extremamente relevante até mesmo para a retenção de talentos.

Afinal, um colaborador satisfeito pode se posicionar como um embaixador da marca, melhorando a imagem no mercado como um todo. E a satisfação deve iniciar ainda no processo seletivo.

Equilíbrio entre rotatividade e produtividade

A rotatividade e a produtividade são questões do ambiente corporativo que andam de mãos dadas. Organizações que não conseguem reter seus colaboradores acabam gastando mais do que deveriam com os encargos demissionais e novos processos seletivos, e submetem os atuais contratados a sobrecarga de trabalho.

Com o sistema de produção afetado, a tendência é uma queda na produtividade e, consequentemente, nos resultados.

Uma das ações mais eficientes para equilibrar a rotatividade e manter a produtividade em alta é contratar as pessoas certas. E isso o ATS faz com sucesso.

Gestão mais apropriada dos principais indicadores

Processos muito enrolados pode fazer com que o profissional perca o interesse pela empresa ou ainda seja contratado pela concorrência nesse meio tempo. Por isso, uma das métricas mais relevantes para o recrutamento é a hora de contratar. O tempo de contratação é o tempo total gasto para preencher uma vaga em aberto.

O cálculo do tempo de contratação inclui atividades diferentes, como a criação de um anúncio de emprego, divulgação da vaga, o processo seletivo em si e a contratação do candidato escolhido.

Com o ATS, as tarefas que anteriormente exigiam muitas horas de trabalho Podem ser executadas com mais rapidez e facilidade.

Além de melhorar a gestão do tempo, a seleção de filtros personalizada contribui para a redução do turnover. Afinal, quanto mais específica for a procura pelo candidato ideal, menor será a chance de errar nessa contratação.

E então, que tal procurar por um Applicant Tracking System — o ATS — de confiança agora mesmo e começar a usufruir de todos os ganhos apresentados? Lembre-se sempre de que quem faz a empresa decolar é o colaborador, portanto, quanto mais a empresa acerta nas contratações, fica um passo a frente da concorrência.

Quer saber mais sobre como funcionamos? Agende uma demonstração com nossos especialistas agora mesmo!

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *