Powered by Rock Convert

O alinhamento entre os ideais de uma empresa e os dos candidatos é chamado de fit cultural. Esse é um termo comumente utilizado pelos profissionais da área de recursos humanos e, durante um processo seletivo, contribui para que o profissional encontre a empresa ideal para trabalhar.

Como candidato, você também pode avaliar as características das empresas para identificar aquelas que compartilham valores similares aos seus. Trata-se de uma estratégia muito inteligente, pois maximiza as chances de encontrar um lugar excelente para que você desenvolva sua carreira.

Continue a leitura e descubra como achar a empresa ideal para o seu perfil profissional.

Faça uma autoavaliação, para entender o momento da sua carreira e perfil profissional

A autoavaliação é um exercício muito importante para qualquer profissional, independentemente da área na qual atue. Ela possibilita o conhecimento em torno dos erros e acertos de sua carreira, apontando o que você faz de melhor e as dificuldades — que demandam atenção.

Esse exercício permite que você tenha uma visão ampliada sobre si, algo que pode ser aplicado em outras áreas da vida. Por meio da autoavaliação, você aprende mais sobre a situação na qual se encontra. Trata-se do ponto exato da sua jornada, exatamente aquele que o direcionará para aonde deseja chegar.

Quando você faz a autoavaliação, encontra a força necessária para superar a falta de motivação e o desespero que surgem quando não há perspectiva profissional. É possível entender também como funciona a sua mente, o que faz você feliz e os aspectos que devem receber atenção.

Do ponto de vista profissional, a autoavaliação clareia as ideias em torno da satisfação no exercício das atividades, no futuro da carreira e até no nível de contentamento em relação ao ambiente de trabalho. Isso revela se chegou o momento de permanecer ou mudar o seu destino na profissão.

Reflita sobre os seus valores, para iniciar a busca pela empresa ideal para o seu perfil

Observe como o processo de autoavaliação é importante. Ele o levará a um patamar no qual é possível ficar frente a frente com o que há de mais importante para você: os valores. São eles que refletem os seus desejos, as necessidades e tudo o que tem um significado para a sua vida.

Embora pareça difícil saber o que você quer, essa é uma tarefa que pode ser cumprida quando o seu pensamento é voltado para as suas maiores realizações e os seus grandes momentos de eficiência. Lembre-se dos comportamentos evitados para que você chegasse ao auge naquelas atividades.

Essas situações, com certeza, têm um comportamento padrão entre elas. Identifique-o para saber o que o ajuda e atrapalha. Busque inspirações em seus livros, filmes, músicas e líderes. Perceba que tudo faz parte de uma sintonia, alinhada com algumas palavras de ordem.

Dignidade, lealdade, honestidade, transparência e outros valores podem ser identificados a partir de uma reflexão. Eles são essenciais para que você encontre a empresa ideal para o seu perfil, pois você deseja se desenvolver profissionalmente em um lugar que compartilha dos mesmos valores que os seus.

Liste os fatores que o motivam, pessoal e profissionalmente, na busca por um novo emprego

Agora que você já fez uma autoavaliação e refletiu sobre os seus valores, chegou o momento de listar todos os fatores que o motivam na busca por um novo emprego. A motivação é um tópico que é discutido frequentemente em diferentes equipes e empresas, pois trata-se de algo relacionado com os resultados alcançados.

Fatores como dinheiro, amor, glória, desafio, carreira, diversão, interação social e obrigação podem contribuir com a sua motivação pessoal e profissional. De qualquer modo, são eles que viabilizam os passos que serão dados para que os seus valores sejam mantidos.

É muito importante destacar que a motivação é como se fosse uma porta aberta somente pelo lado de dentro. Isso significa que nenhuma empresa será capaz de motivá-lo profissionalmente. No máximo, ela pode criar ações que incentivem a sua motivação. Pense nessas ações. Quais seriam as principais?

Liste fatores como salário, política de benefícios, clima organizacional, status profissional, localização do escritório, possibilidade de crescimento na carreira e quaisquer outros que despertam a sua vontade de trabalhar. Serão eles os responsáveis por achar a empresa ideal para o seu perfil.

Busque informações sobre as empresas e, se possível, converse com os atuais e ex-colaboradores

Note que a busca pela empresa ideal é um processo que, assim como a motivação, vem de dentro para fora. Nesse ponto, é necessário que você externalize os pontos identificados e comece a buscá-los nas empresas que disponibilizarem vagas de trabalho para a sua área de atuação.

Se, por exemplo, um dos seus valores for a preservação do meio ambiente, será necessário avaliar as empresas a partir desse aspecto. Aquela que ignora a legislação ambiental ou tem uma política que vai contra esse valor demonstra que não é a ideal para o seu perfil.

Parece bobagem, mas não é. Imagine-se como um profissional que precisa de um horário de trabalho flexível, pois gosta de passar mais tempo com a família ou se dedicando à própria saúde. Se o seu trabalho não lhe proporciona isso, serão maiores as chances de você se ver infeliz nele.

Durante a busca pelas informações das empresas, tente conversar com atuais e ex-colaboradores delas. Essas pessoas têm muito a dizer e podem ajudá-lo a identificar pontos cruciais para que defina por ingressar ou não naquela organização. Ferramentas como o LinkedIn são muito eficazes nesse contato.

Analise os prós e contras de cada oportunidade, sem desconsiderar o que é importante para você

Saiba que é muito difícil encontrar uma empresa perfeita, 100% alinhada com os seus valores. Um ou outro ponto poderá ser de discórdia entre vocês, contudo, é fundamental saber o quanto isso o afeta. Caso seja algo com o qual é possível conviver, tudo bem. O problema surge quando se trata do oposto.

Elabore uma lista com os prós e contras de cada oportunidade profissional. Verifique quais delas oferecem a maior quantidade de pontos positivos. Antes de finalizar sua lista, reflita sobre os pontos negativos e confirme se eles realmente são aspectos que vão contra os seus desejos.

Essa busca pela empresa ideal é essencial para que você evite perder tempo participando de processos seletivos que não têm nada a ver com o seu perfil. Trata-se de um ganho de tempo e qualidade para os dois lados — tanto as organizações quanto você.

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter acesso a mais conteúdos de qualidade: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário