Quais as vantagens de um processo de admissão digital e como fazer?

O processo de recrutamento e seleção é essencial às empresas, e isso você já sabe. A diferença é que, hoje, é possível fazer toda a admissão digital, contando com tecnologias de ponta para acertar em cada etapa.

Nesse sentido, o gestor de pessoas pode conduzir todo o processo sem estar fisicamente presente com os candidatos, com a ajuda de softwares de recrutamento, redes sociais e tecnologias de vídeo — para citar alguns exemplos.

A seguir, vamos abordar as principais vantagens de um processo de admissão digital, para a empresa e para o candidato. Além disso, explicaremos como fazê-lo. Por essa razão, leia os próximos tópicos com atenção.

Como realizar um processo de admissão digital?

De ponta a ponta, o processo de contratação pode ser feito por meios digitais. Dá para usar tecnologias até para entrevistar os candidatos, o que permite obter resultados fora do lugar-comum. Mas como exatamente?

A aquisição de talentos envolve quatro principais etapas, que são: recrutamento, triagem, entrevista e seleção final. No primeiro caso, o recrutamento, todo o processo pode ser feito com a ajuda de páginas de emprego, redes sociais e bancos de currículos. O gestor de RH pode veicular a vaga pelo meio digital que achar mais eficiente.

Ao receber os currículos, que costumam ser muitos, o mais producente é contar com softwares para fazer a triagem inicial. O próprio sistema vai selecionar os candidatos com o perfil adequado para o cargo aberto.

A terceira etapa é mais individual e consiste na entrevista dos candidatos. Essa etapa pode ser feita por meio de sistemas dedicados à entrevista por vídeo ou plataformas tradicionais de vídeo, como o Skype ou hangouts.

No último estágio, a seleção, determinados algoritmos podem analisar o fit entre cada candidato e o ambiente de trabalho, garantindo a aquisição de alguém com aderência à cultura da empresa e equipe de funcionários.

Quais as vantagens da admissão por meios digitais?

Como visto, do início ao fim, a contratação pode ser feita totalmente por meios digitais. Isso é um reflexo da evolução do RH e do ambiente externo da organização, tendo a indústria 4.0 como principal catalizador. Todavia, quais os benefícios disso aos gestores de Recursos Humanos e organização? Confira!

Maior acerto nas escolhas

Ao longo do processo de seleção, o gestor de RH toma uma série de decisões importantes: quem deve passar para a próxima etapa, quais perguntas precisam ser feitas e, no final das contas, quem contratar.

Contar apenas com o “achismo” é um risco. Mesmo que o gestor não simpatize com certos candidatos, eles podem ser uma ótima escolha à empresa e ao time. A tecnologia oferece uma visão mais holística e acertada.

Por exemplo, os modernos softwares têm inteligência artificial para vascular bancos de talentos e identificar profissionais com competências técnicas e comportamentais específicas. Logo, fica mais fácil contratar.

Aumento da velocidade na contratação

O processo tradicional de contratação é demorado e repetitivo. Ao abrir uma vaga, o gestor recebe centenas de currículos e, sem tecnologia de ponta, precisa analisá-los manualmente, o que custa muito tempo e energia.

As tecnologias digitais automatizam as atividades mais repetitivas e operacionais da seleção, deixando o gestor de pessoas livre para assumir atividades estratégicas e relevantes ao sucesso da contratação.

Outro bom exemplo vem dos testes online. Um teste de raciocínio lógico demora horas para ser formulado, aplicado e depois avaliado. Já os sistemas de ponta podem fazer isso em minutos e com maior grau de acerto.

Adequação ao RH 3.0

O RH começou cuidando das atividades burocráticas, as rotinas de departamento pessoal. Ele foi chamado de RH 1.0. Depois, assumiu atividades estratégicas, como o desenvolvimento de líderes — aí nasceu o RH 2.0.

Nos dias atuais, além de questões burocráticas e estratégicas, o RH lida com um grande volume de dados e tecnologias. Ele é chamado de RH 3.0. Infelizmente, poucos setores estão adequados a essa nova realidade.

As novas tecnologias permitem que o setor de Recursos Humanos evolua e alcance sua melhor versão. Além de gerar modernidade, isso garante o alcance de melhores resultados e acrescenta produtividade à empresa.

Economia nos processos de seleção

A contratação mais cara é a contratação errada. Quando o gestor de RH faz uma má escolha, depois, precisa desligar o recém-contratado, pagar as verbas indenizatórias e abrir um novo processo de aquisição.

Nesse sentido, as tecnologias de admissão digital permitem uma grande economia. Elas geram maior acerto, também flexibilizam todo o processo — o que aumenta a eficiência ao longo do recrutamento e seleção.

Sendo assim, o uso de boas tecnologias pode gerar um alto retorno sobre investimento. Isso significa que o orçamento do RH pode ser bem aproveitado e que a empresa, em termos gerais, será mais rentável.

A admissão digital é uma tendência ao RH?

Sem dúvida, o setor de Recursos Humanos precisa encontrar caminhos mais eficientes para fazer a gestão de pessoas. Um dos maiores “gargalos” ainda é a contratação e, por isso, várias tecnologias emergem nessa direção.

Ao estudar o assunto e entrevistar cerca de 10 mi líderes de RH, a Deloitte descobriu que 56% das organizações estão reconfigurando seus processos de gestão de pessoas para aproveitar as ferramentas digitais.

Nesse sentido, a admissão digital é uma grande tendência. Ela não só gera economia e eficiência ao longo do expediente, como também moderniza o setor de RH. Por consequência, toda a organização é beneficiada.

Ao deixar o assunto de lado, o gestor pode estar perdendo em termos de competitividade. Isso significa que será mais difícil encontrar e contratar bons talentos, enquanto a concorrência obtém êxito na mesma tarefa.

Enfim, agora você está por dentro do tema. A modernização do RH e a transição para o modelo de admissão digital é um processo. Passo a passo, é possível atingir grandes resultados. O mais interessante é começar com um software de recrutamento e seleção, pois ele já automatiza parte disso e permite que o gestor foque o que realmente importa. Depois, outras atividades-chave podem ser digitalizadas.

Agora, temos um convite: entre em contato conosco e conheça a solução que separamos especialmente para você. Desse modo, poderá modernizar sua contratação e obter resultados grandiosos. Vamos lá!

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *