A tecnologia faz com que as empresas reinventem seus processos dia após dia, com a evolução e inovação da forma de trabalho nos mais variados departamentos. Nesse contexto, está a admissão digital de candidatos.

O setor de Recursos Humanos, por si só, já desempenha um papel estratégico. Já faz algum tempo que ele deixou de ser um departamento exclusivamente burocrático. Atualmente, a automatização facilita ao máximo a rotina do RH para que esses profissionais tenham tempo hábil para se dedicar à satisfação dos colaboradores.

De que forma a tecnologia nos processos seletivos pode ajudar a empresa a atingir o objetivo? Quais as vantagens de trocar o recrutamento tradicional pelo digital? Continue a leitura e descubra!

O que é a admissão digital de candidatos?

Como dito anteriormente, o RH surgiu como um setor exclusivamente operacional. O seu principal objetivo era mediar a relação burocrática entre contratante e contratado, ao seguir os critérios estabelecidos em lei e respeitar o combinado entre as duas partes.

No entanto, com o passar dos anos, veio a necessidade de reinventar o departamento para que pudesse se dedicar mais ao capital humano e torná-lo parte do planejamento estratégico. Surgiram, então, diversas ferramentas tecnológicas para simplificar os processos burocráticos e, entre elas, está a admissão digital de candidatos.

Sejamos sinceros: o processo de admissão é uma tarefa bastante burocrática para os profissionais do RH. Documentos, assinaturas, contratos, termos e as suas cópias precisam ser solicitados, armazenados e enviados a outros setores e órgãos competentes para que a contratação esteja de acordo com a lei.

São várias informações em um longo processo que devem ser exigidas e armazenadas. Felizmente, as facilidades oriundas da tecnologia permitem que, hoje em dia, essa tarefa não seja tão burocrática. A tecnologia já permite que uma contratação seja 100% digital, desde a criação da vaga até o recebimento da documentação.

Ou seja, a empresa lança a oportunidade na internet, realiza os processos por esse meio e o candidato escolhido envia os documentos necessários também por meio dela.

Verificar esses documentos é um passo de extrema importância para que a empresa não tenha nenhuma surpresa desagradável com a Justiça do Trabalho. Integrar esses dados com o eSocial é igualmente importante.

Assim, a admissão digital surge não só como um meio de facilitar a rotina do empregador e do novo contratado, mas também como uma garantia a mais de que todos os dados serão colhidos, sem comprometer a rotina do profissional do RH.

Quais as vantagens?

Agora que você sabe o que é a admissão digital, certamente, percebeu que há diversas vantagens em adotar essa ferramenta tecnológica.

Logo abaixo, resolvemos reunir e expor com mais detalhes os maiores benefícios dessa prática para que a sua empresa não tenha dúvidas de que esse é um ótimo investimento!

Menos desperdício de papel

Você já colocou na ponta do lápis os custos da empresa relacionados com materiais de escritório, principalmente, de papel? Sente-se sufocado em meio a diversos arquivos físicos que guardam as fichas de cada contratado? Tem que se programar para descartar ou reavaliar pilhas de currículo que, depois, acabam indo para o lixo?

Ao contar com um processo digital, o espaço físico fica mais organizado e essa papelada diminui consideravelmente. Com menos desperdício, há mais economia para todos e facilidade para a rotina do RH.

Facilidade na gestão de documentos

Toda vez que o RH precisa de um documento sobre determinado profissional, é preciso parar tudo o que está fazendo, acessar arquivos físicos e ler folha por folha até encontrar o que se procura.

O processo de admissão digital de candidatos elimina esse trabalho. Qualquer dado pode ser facilmente encontrado por meio de alguns cliques, além de permitir que seja feita uma busca direta no sistema.

Economia de tempo dos profissionais

Os benefícios expostos acima levam a um só lugar: a economia no tempo dos envolvidos com o setor de RH. Ao eliminar todo o trabalho que a parte burocrática exige quando realizada manualmente, o profissional pode, enfim, se dedicar a uma atuação mais estratégica, valorizando os colaboradores de modo a melhorar a produtividade e, consequentemente, os resultados.

Fomenta a sustentabilidade

A sustentabilidade deixou de ser tendência e se transformou em realidade. Empresas que não se adaptam a essas questões acabam prejudicadas perante clientes, parceiros e profissionais. Isso pode ser perigoso para a retenção de talentos.

Por outro lado, a adoção de processos digitais causa menos impacto negativo ao meio ambiente, e as organizações amigas da natureza estão sempre um passo à frente da concorrência.

Agilidade nos processos

Contratações realizadas de forma digital sempre serão mais rápidas do que as efetuadas por processos tradicionais.

Com isso, voltamos não só às questões relacionadas à atuação estratégica do RH, mas a possibilidade de contratar os melhores profissionais do mercado. Processos lentos podem fazer com que essas pessoas desistam ou que a concorrência seja mais rápida. Quando a empresa é rápida, se torna mais competitiva.

Promove uma experiência inovadora

O primeiro contato de um candidato com uma empresa é por meio do departamento de RH. Para garantir uma boa imagem, um dos deveres desses profissionais é garantir uma boa experiência desde as primeiras etapas do recrutamento.

Contar com uma proposta inovadora, como da admissão digital, surpreende os candidatos à vaga e potencializa o desejo de trabalhar para a empresa.

Além disso, se custa menos para a empresa, o mesmo acontece com esses indivíduos. Torna-se desnecessário gastar com cópias e deslocamento, além de eliminar o tempo gasto em inúmeras idas à organização contratante para participar das etapas do processo, sem ter a certeza da contratação.

Como a admissão digital funciona?

Agora que você já sabe o que é a admissão digital de candidatos e as suas vantagens, entenda como ela funciona!

Envio de documentos

O processo é praticamente uma autoadmissão, uma vez que o próprio candidato envia por meio do seu smartphone uma foto dos documentos solicitados pelo contratante.

Análise da documentação

A própria ferramenta confere os dados enviados, valida as informações e envia essa relação de documentos ao eSocial.

Centralização as informações

Ao mesmo tempo, todas as informações são centralizadas em um só espaço. Portanto, o RH pode acompanhar em tempo real a conclusão do processo e realizar qualquer intervenção necessária.

E então, gostou das informações a respeito da admissão digital de candidatos? Concorda conosco que é um investimento que vale a pena? Facilitar a rotina do RH e de candidatos sempre será um benefício. Invista nisso!

Fique por dentro de mais dicas e materiais relacionados à rotina do RH. Assine já a nossa newsletter e receba as novidades sempre em primeira mão!

Escreva um comentário