Foi-se o tempo em que os talentos de uma organização tinham que obedecer a um perfil e misturar a vida pessoa e profissional. Hoje, o cenário é outro: as novas gerações têm priorizado ser elas mesmas e preferem trabalhar com quem sabe respeitá-las. A diversidade nas empresas, então, não é mais uma alternativa, mas uma necessidade em um mercado cada vez mais competitivo.

Não dá para negar que as mudanças no perfil dos profissionais afetam os moldes do mundo corporativo. Atualmente, os indivíduos estão se posicionando com firmeza e não têm mais medo ou vergonha de se expressar.

Acessibilidade, empoderamento e diversidade se tornaram pauta dentro e fora das empresas. Continue a leitura e descubra a importância de trabalhar o respeito ao próximo e adotar essa cultura para o sucesso de uma corporação!

A importância da diversidade nas empresas

A importância da diversidade nas empresas pode ser vista de uma maneira simples. Imagine um líder que prefere compor equipe homogênea, ou seja, com membros cujas competências, visões e formações não se diferem muito na prática.

Nesse cenário, os profissionais provavelmente enxergarão as coisas por um único ponto de vista, o que se torna um risco dentro do mercado de trabalho. Isso cabe especialmente para os times que lidam diretamente com a clientela. Uma visão engessada pode não conseguir representar o que o público espera, prejudicando a captação e fidelização de clientes.

Quando existe diversidade, as visões conseguem cobrir ângulos diversos. Dessa forma, são inúmeros benefícios, a começar pelo diferencial sobre a concorrência: equipes mais diversas costumam ser mais criativas e inovadoras. Como consequência, além de aumentar o desempenho, também crescem em faturamento e diversidade cultural.

Vale a pena salientar as questões sobre o crescimento pessoal de cada colaborador, uma vez que a exposição à diversidade faz com que as pessoas estejam mais propensas a se abrir para inovações. Tal postura contribui para a sociedade como um todo, já que essa visão é levada para o dia a dia de cada um.

Como promover a diversidade desde o recrutamento e a seleção

Para crescer e contribuir com a sociedade, é necessário adotar algumas medidas para promover a diversidade nas empresas. Conheça algumas a seguir.

Entrevistas às cegas

Visando expandir o quadro de colaboradores, muitas empresas procuram candidatos em uma única fonte. Essa é uma prática que pode deixar o grupo limitado, ao compor uma equipe homogênea e sem previsão de mudanças.

A entrevista às cegas surge como uma boa opção. Por meio dos softwares de recrutamento ou até mesmo um questionário disponível no site da empresa, em que informações como idade, sexo e outras características não são solicitadas, é possível fazer uma avaliação de acordo com o potencial de cada candidato.

Eventos culturais

A promoção de eventos culturais não só estimula a diversidade, como também serve de instrumento motivacional para os colaboradores.

Quando a empresa realiza eventos como mostras culturais, ela permite que os colaboradores vivenciem novas experiências relacionadas ao um modo de vida diferente do que se está habituado. Isso pode gerar uma mudança de valor positiva na vida das pessoas.

De modo geral, essa prática visa a interação dos profissionais com costumes diferentes, a conscientização sobre a tolerância, a promoção do amadurecimento e o fortalecimento das relações com os colegas de trabalho.

Portanto, além de adquirir novos conhecimentos, a equipe desenvolve a empatia e aprende a respeitar as diferenças.

Cultura organizacional

Para implementar a diversidade corporativa, é preciso ter uma cultura organizacional que esteja aberta à discussão e à conscientização da causa. Ou seja, é fundamental criar um ambiente aberto e livre de preconceitos, em que o respeito e a compreensão sejam palavras de ordem.

Sendo assim, os princípios de inclusão e empatia devem fazer parte de todos os processos e departamentos da empresa. Para que isso seja possível, é necessário um olhar crítico sobre a organização. Plano de ações, linguagem utilizada, perfil dos colaboradores e exigências solicitadas para cargos e salários devem ser critérios revistos e adequados a essa cultura.

Preparação das equipes

Por fim, a equipe deve estar preparada para lidar com a diversidade. Para tanto, treinamentos específicos e campanhas educativas de conscientização são fundamentais. Palestras e dinâmicas que incentivem a inclusão também são muito bem-vindas.

No caso de colaboradores mais resistentes às mudanças, é necessário investir em uma orientação mais próxima e efetiva, de modo a entender os motivos de tal comportamento. Assim, é possível buscar os meios mais adequados para abordar cada caso.

A necessidade de promover ações contínuas

Não basta atrair talentos da nova geração, a empresa tem de reter e gerenciar um quadro de colaboradores que prezem pela diversidade. Do contrário, corre-se o risco de perder talentos para a concorrência e manchar a imagem da empresa como empregadora no mercado.

Em outras palavras, é preciso ter em mente que não basta juntar pessoas com diferentes bagagens, que pensam de forma distinta e cultivam outros hábitos. Criar mecanismos que possibilitam a interação entre esses indivíduos e a construção de relações saudáveis é uma ação fundamental.

Essa postura da empresa começa ao recrutar sem preconceitos e de maneira livre de restrições, sobre gênero e nacionalidade, por exemplo.

Os benefícios de implementar a diversidade nas empresas só vêm à tona quando há uma relação de confiança entre as pessoas. Para que isso seja possível, é necessário criar uma atmosfera positiva com os colaboradores. Eles devem se sentir livres para serem quem realmente são e darem o melhor no cotidiano de trabalho.

Não importam as distinções entre os contratados, é preciso focar em tornar os membros uma unidade. Isso é possível por meio da união, do respeito e da empatia. A diversidade nas empresas deve ser mais que um conceito atual; ela deve acontecer por meio da mudança de atitude, do comprometimento e da adoção de medidas constantes dentro da empresa.

Gostou das nossas dicas? Quer ter acesso a outros conteúdos inovadores que ajudem a promover um ambiente de trabalho agradável e contribuam para a retenção de talentos na empresa? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas atualizações!

Escreva um comentário