7 dicas imperdíveis para se destacar no mercado de trabalho

Independentemente da área de atuação, a concorrência é grande. Por isso, muitos profissionais buscam formas de entender como se destacar no mercado de trabalho.

Quando se trata de mostrar os diferenciais, não estamos nos referindo apenas a quem está procurando emprego e precisa se sair bem nas entrevistas: falamos também de quem já está empregado e quer se manter na empresa ou ser promovido.

Você precisa enxergar a sua carreira como um projeto de vida e correr atrás para mostrar aos recrutadores e superiores o seu talento e por que você é o candidato ideal para aquela vaga. Nessa hora vale não só as competências técnicas, mas os aspectos de desenvolvimento pessoal, como empatia, facilidade de trabalhar em grupo, entre outros.

Quer saber como se destacar no mercado de trabalho? Confira nosso post e fique por dentro de 7 dicas para garantir o seu sucesso profissional!

1. Faça um plano de carreira estruturado

A primeira dica é fazer um plano de carreira. Muitos profissionais acham que isso é algo somente para executivos, mas estão muito enganados. Fazer um planejamento estruturado e pensando em um objetivo — como em qual empresa, em qual cargo e com qual salário você quer estar daqui a 5 anos — pode ajudar na sua trajetória.

Essa é uma maneira de entender como se destacar no mercado de trabalho justamente porque você pode colocar essas ideias no papel e se organizar com metas de curto, médio e longo prazo para atingir esse propósito.

Na sua lista pode estar elencada a realização de um curso de idiomas ou de uma especialização — tudo vai depender do objetivo pretendido.

2. Adote uma postura otimista

Apesar da alta concorrência do mercado e de planos de enxugamento de pessoal de muitas companhias, é fundamental que o profissional pense sempre de forma positiva.

Assim ele terá ânimo para demonstrar seu talento, valorizando suas competências aos recrutadores na entrevista de emprego e, caso já esteja empregado, ajudando sua equipe a ter novas ideias mesmo em momentos de crise.

Os gestores valorizam os colaboradores que têm uma postura otimista e transmitem confiança, pois essa é a melhor forma de tornar o clima organizacional mais leve — o que pode ter reflexo inclusive na produtividade da empresa.

3. Saia da zona de conforto

Novas técnicas e tendências não param de surgir, seja qual for a sua carreira. No entanto, se você não se arriscar e buscar um novo nicho ou se abrir para novos projetos, pode ficar estagnado e perder posições. Em muitos casos, pode ser a hora de mudar sua área de atuação.

É importante sair da zona de conforto e se esforçar para ampliar suas perspectivas profissionais, dominando, por exemplo, uma tecnologia recente da sua área. Por isso, reveja seu currículo, analise o que o mercado procura e descubra como você pode valorizar suas competências.

4. Seja proativo

Esqueça a ideia de ir trabalhar para apenas ganhar um salário no fim do mês! As empresas buscam mais do isso. Elas querem profissionais que:

  • trabalham a favor do sucesso do negócio;
  • buscam por conta própria soluções para os desafios;
  • procuram se reinventar para atender às necessidades do cargo;
  • motivam e ajudam outros colaboradores.

5. Desenvolva a inteligência emocional

Se você quer saber como se destacar no mercado de trabalho, entenda que, atualmente, os profissionais que desenvolvem a inteligência emocional no ambiente corporativo são mais valorizados. Mesmo que o seu currículo seja impecável, com as habilidades técnicas e experiências profissionais que os recrutadores procuram, você deve mostrar algo a mais.

Muita gente não dá importância para as habilidades comportamentais, mas se autoconhecer, ser empático, conseguir trabalhar em equipe, demonstrar humildade e saber equilibrar razão e emoção pode fazer a diferença no seu sucesso profissional. Tudo isso vai facilitar o seu dia a dia de trabalho ao melhorar o seu relacionamento com colaboradores, superiores e até clientes.

A inteligência emocional proporciona ainda que você tenha ciência das suas potencialidades e dificuldades, busque formas de se aprimorar e encare os feedbacks negativos como uma oportunidade de crescimento.

6. Mantenha-se atualizado

O mundo é muito dinâmico, e a sua carreira deve acompanhar essa evolução. Por isso, esteja sempre atento às novidades e tecnologias da sua área e busque informação a respeito de novos assuntos.

Dessa maneira, ao participar de um processo seletivo você demonstra que é um profissional atualizado e pode sair na frente de outros candidatos.

A dica é ficar sempre por dentro das tendências do Brasil e do exterior, por isso acompanhe publicações especializadas e blogs voltados para o seu segmento. Se possível, participe de eventos direcionados à sua área de atuação — como treinamentos, palestras e feiras.

7. Adquira novos conhecimentos

Não é novidade para ninguém o elevado número de candidatos que disputa uma vaga de emprego. Por isso, um jeito de saber como se destacar no mercado de trabalho é fazer do seu currículo um documento valorizado.

É preciso ser escolhido pelo recrutador para participar de um processo seletivo, então cabe a você adquirir novos conhecimentos, com a realização de cursos diferenciados, que demonstrem seu interesse em se manter qualificado e atualizado.

A dica é nunca parar de estudar! Muitos profissionais acham que só a graduação basta, afinal, foram anos de estudo e de muito esforço. Contudo, é fundamental buscar novos cursos, como uma pós-graduação — especialização ou MBA (Master in Business Administration), por exemplo.

Desse modo, você consegue subir mais um degrau na carreira, obtém uma vantagem competitiva e até mesmo um salário maior.

É importante não ficar parado no tempo e buscar formas de melhorar ainda mais a sua formação profissional para saber como se destacar no mercado de trabalho. Além disso, adote uma postura diferenciada dentro da empresa — que demonstre que você é importante para o negócio e que busca crescer nesse ambiente.

Gostou das nossas dicas para ter sucesso na sua carreira? Para ter acesso a outros conteúdos como este e ficar por dentro das novidades do nosso blog, assine a nossa newsletter e receba tudo na sua caixa de e-mails!

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *