7 dicas para lidar com a timidez em uma entrevista de emprego online

A demanda por entrevistas online em processos seletivos vem crescendo muito, por diversas razões. As empresas precisam aumentar a agilidade das etapas de seleção e economizar o máximo de esforços e de recursos, sem perder qualidade. Por isso, os profissionais que querem se manter competitivos em boas vagas de trabalho, precisam estar preparados para vencer a timidez em entrevista de emprego nesse formato.

Para quem é mais retraído ou mesmo para aqueles que nunca fizeram uma entrevista online, pode ser um pouco difícil se acostumar com a ideia e parecer natural nessas ocasiões. Pensando nisso, preparamos o post de hoje para ajudá-lo a se preparar para esse momento tão importante.

Fique conosco e confira as dicas incríveis que separamos para você deixar a timidez em entrevistas de emprego de lado e mandar muito bem ao conversar com o recrutador. Boa leitura!

1. Ensaie a entrevista

Apesar de não saber exatamente como vai acontecer a entrevista, é bom lembrar que todas elas têm um objetivo comum: conhecer melhor o candidato. Por isso, não existe motivo para nervosismo, basta se preparar. Ensaie suas falas e respostas com o espelho, amigos ou familiares. Outra opção é gravar a si mesmo enquanto fala para escutar e analisar depois os pontos que precisam ser melhorados.

Treinar esse momento é importante para relembrar os seus pontos fortes, refletir sobre os motivos que levaram você a procurar o emprego e se escutar falando sobre tudo isso. É uma oportunidade de conhecer mais os próprios argumentos e melhorá-los, se for preciso. Assim, você evita ser surpreendido com perguntas sobre as quais você não está acostumado a falar ou nem pensou muito a respeito.

2. Considere possíveis perguntas e respostas

Toda entrevista envolve pelo menos uma pergunta inusitada. Nesse caso, é válido fazer uma pesquisa rápida e se preparar para o que está por vir, ou seja, as perguntas que podem ser feitas. Além disso, é importante encontrar respostas que possam tirar você de uma situação duvidosa, como “essa é uma boa pergunta, deixe-me pensar e voltaremos a ela em breve”.

Outro aspecto relevante é que, geralmente, o recrutador dá a oportunidade de o candidato fazer perguntas do seu interesse. É preciso pensar sobre isso também. Questionar algumas coisas pode demonstrar o seu entusiasmo por entender mais sobre a empresa. No entanto, é recomendado tomar cuidado para não ser indiscreto.

3. Controle o nervosismo

O nervosismo é uma das piores sensações experimentadas por quem precisa encarar a timidez em entrevista de emprego. Por isso, é indispensável pensar em formas de neutralizá-lo. Vale meditar, praticar algum esporte ou fazer alguma atividade que proporcione prazer e relaxamento antes da entrevista.

Além dessas possibilidades, a preparação é outra forma muito eficiente de reduzir o nervosismo. Quanto mais ambientado você estiver com a ideia de participar de uma entrevista de emprego online, mais fácil e simples parecerá o processo.

4. Porte-se bem diante da câmera

A maioria das pessoas não está acostumada a ficar diante de uma câmera. Embora uma boa postura e passar uma boa impressão sejam aspectos muito relevantes em uma entrevista presencial também, na entrevista online é preciso atentar para outros fatores, como:

  • posicionamento da câmera;
  • enquadramento do seu rosto;
  • qualidade de imagem;
  • qualidade de som;
  • nível de ruído externo (como sons da rua).

É claro que existem outros cuidados fundamentais comuns a qualquer tipo de entrevista, como a aparência, a postura corporal e a linguagem adequada. Esses detalhes são decisivos para que a timidez não seja confundida com despreparo para a entrevista.

5. Seja honesto e não disfarce características

A sua timidez é apenas uma das suas características, por isso, se for importante para você, traga ela à tona durante a entrevista. Ser sincero sobre quem você é e como se sente é uma maneira de aumentar a confiança do recrutador. Assim, além de ficar mais próximo do entrevistador, você elimina a necessidade de disfarçar a timidez, tornando a conversa mais natural.

Lembre-se de que o papel do entrevistador é encontrar o melhor candidato para a vaga, que pode ou não ser você. Ser desonesto pode até enganá-lo temporariamente, mas vai minar a relação de trabalho em pouco tempo. Por isso, preocupe-se em ser verdadeiro e enaltecer as suas características positivas, sem omitir as que podem ser negativas para a vaga.

6. Exercite a autoconfiança

A timidez em entrevista de emprego está diretamente relacionada com a falta de confiança. Como você pode ver até aqui, existem formas de aumentar a autoconfiança, principalmente por meio da preparação. Treinar e ensaiar a entrevista é um método de autoanálise eficiente, que pode fazer você melhorar o suficiente para confiar em si mesmo.

Além do mais, você possui uma combinação única de competências e experiências profissionais que podem ser interessantes para a empresa. Não desacredite do seu processo de desenvolvimento. Se você se preparou para estar onde está e sabe que pode realizar um bom trabalho, faça com que o entrevistador entenda isso e confie no que você está dizendo.

7. Treine a calma e organize seus pensamentos

Manter a calma é essencial para conseguir transmitir a mensagem desejada. Quanto maior a euforia, maior a chance de você gaguejar, se repetir ou esquecer o que ia dizer.

Em alguns casos, é absolutamente normal que pessoas mais introvertidas tenham certa dificuldade para expor os seus pensamentos e elaborar reações. Ponderar as expressões e as respostas é uma característica bastante habitual em pessoas com esse perfil. Isso é algo positivo, desde que você não se estenda demais para gerar um retorno.

Tenha cuidado ao elaborar sua fala e organizar os pensamentos. É importante encontrar uma forma de expressar informações em uma ordem cronológica que faça sentido para quem não as conhece. Para isso, vale formular as respostas como se estivesse contando uma história que precisa ter início, meio e fim.

Mesmo se tratando de uma entrevista online, é importante manter o contato visual com o recrutador, apesar de ser através da câmera. Além disso, é essencial se desligar de tudo o que possa trazer distrações — para isso, vale pendurar um aviso de “não perturbe” na porta, desligar o celular e desativar as notificações do computador.

Agora que você já sabe como espantar a timidez em entrevistas de emprego online, que tal aprender algo que pode ajudá-lo a conseguir um bom emprego? Leia o nosso post: Afinal, como achar a empresa ideal para o seu perfil?

Previous Post
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *