6 vantagens de usar um sistema de gestão de recrutamento e seleção!

Se, antes, a contratação de um novo colaborador envolvia pilhas de currículos, planilhas complexas no Excel e o envio manual de e-mails; hoje, os sistemas de gestão de recrutamento e seleção vêm ganhando espaço para otimizar esse trabalho e auxiliar o profissional a fazer escolhas seguras e adequadas ao perfil da empresa.

O mercado de trabalho exige que o setor de recursos humanos tenha uma postura cada vez mais estratégica. Ao automatizar sua rotina por meio da tecnologia, abre-se uma janela para desenvolver atividades que tragam resultados positivos para o negócio.

Essa não é a única vantagem em utilizar um sistema eficiente para auxiliar esse processo. Continue a leitura e confira os 6 grandes benefícios de usar um ótimo software de gestão de recrutamento e seleção!

1. Otimização do tempo

O tempo é um ativo valioso na gestão de recrutamento e seleção. Processos muito demorados podem fazer com que profissionais altamente capacitados desistam de esperar ou sejam contratados pela concorrência antes mesmo de a sua empresa finalizar as seletivas.

Além disso, em vez de o gestor passar horas elaborando, desenvolvendo e analisando o desempenho dos candidatos nas atividades, esse tempo pode ser utilizado para investir em novos projetos.

Ao contar com uma ferramenta que seja capaz de automatizar as etapas desse processo, o RH pode gerenciar melhor o seu tempo e assumir uma atuação mais estratégica. Essa postura colabora para a atração e retenção de talentos, promovendo bons resultados para a empresa.

2. Redução de custos

Processos de admissão e desligamento geram custos inevitáveis para uma empresa, entretanto, eles podem ser reduzidos com o apoio de novas tecnologias direcionadas ao departamento de recursos humanos.

Ao utilizar um software para esse fim, a geração de dados permite que a contratação seja feita com base em variadas informações que, juntas, podem indicar qual o perfil ideal para assumir a vaga.

Consequentemente, as chances de acertar qual indivíduo dentre os candidatos está apto para a função e compartilha dos mesmos valores que a empresa é maior, reduzindo a possibilidade de ter que investir em um novo processo para a mesma vaga em pouco tempo.

Com a diminuição da rotatividade, há uma redução de custos relacionados a essas atividades — além disso, a possibilidade de realizar algumas etapas online ajuda a compor um processo de baixo custo.

3. Integração de diferentes etapas

O processo seletivo, como o próprio nome já sugere, é um conjunto de ações que levam à contratação de um candidato para assumir uma determinada vaga dentro da empresa.

Acertar nessa escolha depende do andamento dessas ações. Para que a contratação seja um sucesso, é necessário que elas sejam integradas. Os softwares cumprem bem esse papel, uma vez que coletam os dados fornecidos em todas as fases e permitem uma avaliação panorâmica dos resultados.

Desde a triagem dos currículos, testes de aptidão técnica e comportamental até as informações coletadas nas etapas de entrevista colaboram para traçar o perfil desses profissionais, orientando uma escolha com segurança.

4. Bom custo-benefício

Muitas empresas ainda não conhecem as vantagens de um sistema online, mas já sabem que a tecnologia pode ajudar nesse processo. Adotam, então, diferentes softwares para cada função relacionada ao RH e aos processos de recrutamento.

No entanto, adquirir um sistema completo e especializado é muito mais econômico em termos financeiros e de gerenciamento de tempo. Um exemplo é o produto oferecido pela Connekt Recrutamento Digital, que integra dois serviços:

  • anúncios de vaga e processo de seleção digital focado em candidatos;
  • software para recrutamento e seleção focado em RH.

Sendo assim, as empresas conseguem, em poucos cliques:

  • abrir uma vaga;
  • gerenciar o perfil dos candidatos;
  • compartilhar essas informações com os líderes de setor que estão necessitando preencher suas vagas;
  • customizar o processo seletivo de acordo com as suas necessidades, entre outros.

Recursos que visam diminuir o tempo dedicado à conclusão de uma atividade sempre serão uma opção vantajosa de custo-benefício para uma empresa, já que o mercado de trabalho atual exige que o RH se dedique a ações que tragam bons resultados para o negócio por meio do comportamento dos seus colaboradores.

5. Organização eficiente

Um sistema de gestão de recrutamento e seleção permite que a empresa gerencie e atualize um banco de currículos de forma prática e eficiente. Por um lado, os candidatos podem atualizar os seus cadastros no site da empresa. De outro, a organização terá ótimos candidatos à sua disposição, agilizando o processo.

Mas a maior vantagem está após a contratação do colaborador. Com um sistema eficiente, é possível criar um histórico sobre a performance desse novo integrante da equipe, facilitando o acompanhamento do seu desenvolvimento dentro da empresa.

Dessa forma, com o tempo, cria-se um perfil adequado às políticas de organização, contribuindo para que os próximos processos sejam cada vez mais ágeis e acertados.

6. Seguranças dos dados

Digitalizar os dados da empresa mantém a segurança do seu armazenamento, e não seria diferente com os documentos relacionados a atração, retenção e contratação de talentos.

Além de localizar facilmente os currículos, você evita que os dados de um profissional altamente capacitado para assumir uma vaga passem despercebidos. Paralelo a isso, protege essas informações da ação de pessoas não autorizadas ou mal-intencionadas.

Uma outra questão que está tornando o armazenamento físico obsoleto são as ações do tempo, que deterioram os papéis e podem causar problemas no caso de uma fiscalização. Existem documentos que devem ser guardados por até 20 anos!

Os meios digitais permitem que seja aberta uma pasta para cada colaborador, depositando desde o currículo avaliado para a contratação, passando por toda a sua trajetória dentro da empresa até o momento do seu desligamento.

Diversas empresas já conhecem os benefícios do uso de um sistema para uma gestão de recrutamento e seleção eficientes e estão utilizando esse recurso para otimizar a sua rotina. Não perca tempo, invista em um software de qualidade e mantenha a competitividade do seu negócio!

A Connekt usa processos automatizados para filtrar e selecionar somente os melhores candidatos para a sua empresa e permite que o processo de admissão seja seguido de forma digital. Entre em contato conosco e descubra como desfrutar dessas vantagens!

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *