5 dicas essenciais para você se destacar em um processo seletivo

Você sabe que o seu currículo está bem elaborado, com bons cursos e experiências profissionais, mas mesmo assim chega o momento do processo seletivo e vem a insegurança que pode pôr tudo a perder.

Isso é bastante comum com candidatos de qualquer idade e de diferentes áreas do mercado, já que é o momento de você demonstrar por que deve ser escolhido para aquela tão sonhada vaga de emprego.

Elaboramos este post para ajudar os profissionais a se portarem e se prepararem para irem bem nos processos seletivos. Continue a leitura e fique atento às nossas dicas!

1. Comunicar-se e escrever bem

No processo seletivo, além da qualificação do candidato, um dos pontos mais observados pelos recrutadores é sua forma de expressão, seja ao falar ou escrever. Dessa maneira, esteja atento ao modo como você se comunica.

É importante falar as palavras corretamente, fazer as concordâncias e não utilizar gírias. Além disso, saiba organizar seu pensamento para transmitir suas ideias de forma ordenada — isso vale para uma conversa ou redação.

Para que você se comunique melhor, a dica é sempre ler livros e revistas para que fique afiado com as regras de ortografia e gramática. Se preferir, grave a si mesmo falando sobre suas experiências profissionais e avalie o que precisa ser melhorado.

2. Conhecer seus pontos fortes e fracos

Além disso, é importante que você se conheça, identificando suas potencialidades e dificuldades. É uma forma de você se sentir seguro na entrevista — já que pode guiar a conversa enaltecendo seus pontos fortes ao destacar experiências profissionais.

É recomendável que você não esconda seus pontos fracos, mas deixe claro que está ciente deles e que busca uma forma de corrigi-los.

3. Ser sincero

Não adianta inventar histórias ou assumir talentos que você não tenha. O recrutador tem muita experiência e vai notar que você não está falando a verdade.

Imagine que você é o mais cotado para o cargo, mas perde a oportunidade por mentir na entrevista ou por tentar ser alguém muito diferente na dinâmica de grupo? Tome cuidado!

4. Controlar as emoções

É fundamental também ter inteligência emocional no processo seletivo. Procure controlar as emoções e não demonstrar o nervosismo, pois pode passar a ideia de que você é um profissional inseguro.

Respire fundo e tente responder cada questão com bastante calma, deixando claro quem você realmente é e por que pode ser o funcionário que a empresa procura.

5. Pesquisar sobre a empresa contratante

Por fim, não vá para o processo seletivo sem ter conhecimento sobre a empresa e sobre o cargo ao qual está concorrendo. A internet pode ajudar bastante você a chegar mais preparado para mostrar ao recrutador que está alinhado aos valores da companhia.

Você pode se destacar no processo seletivo e mostrar todo o seu potencial. O importante é se preparar com antecedência e até mesmo se adaptar aos novos formatos de recrutamento — que utilizam a experiência digital para agilizar os processos e conhecer melhor os candidatos.

Gostou das nossas dicas para que você conquiste a sua vaga de emprego? Acompanhe outros conteúdos como este. É só seguir as páginas da Connekt nas redes sociais — estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *