Powered by Rock Convert

Você já parou para pensar que no futuro poderá exercer uma função que ainda nem existe? A tecnologia se desenvolve de tal forma que isso é uma realidade! Se formos parar para pensar, existem muitas profissões que, hoje em dia são comuns, e antigamente não eram tão conhecidas, como os produtores de conteúdo digital.

Essa realidade tem feito com que os conhecimentos adquiridos em uma universidade não sejam suficientes para um bom futuro profissional. É preciso ficar sempre de olho em cursos promissores para se reinventar e acompanhar a evolução do mercado de trabalho.

A seguir, vamos apresentar 10 cursos promissores que você precisa conhecer para seguir carreiras em alta. Alguns deles já existem e são ofertados em formato de graduação, pós-graduação ou cursos livres em escolas e universidades. Já outros ainda são novidades no Brasil e devem despontar nos próximos anos. Acompanhe!

1. Desenvolvimento de aplicativos

Hoje em dia, é possível fazer várias atividades com o auxílio de aplicativos. Chamar um carro para transporte, pedir comida e até mesmo encontrar um parceiro para relacionamento amoroso. Por conta disso, uma profissão que está em alta é a de desenvolvedor de aplicativos.

Geralmente, esses profissionais têm formação em Sistemas de Informação ou Tecnologia da Informação e realizam cursos complementares de desenvolvimento de aplicativos, nos quais se aprende sobre técnicas e linguagens de programação específicas a essa atividade.

2. Engenharia de software

O curso de engenharia de software é voltado para as pessoas que desejam trabalhar na criação de sistemas para computadores e dispositivos móveis. Trata-se de uma área bastante promissora e que está em constante crescimento em todo o mundo.

O engenheiro de software aprende todas as etapas para a criação de um programa. E, como muito da literatura dessa área tem origem no exterior, convém que se tenha conhecimento da língua inglesa.

3. Voice UX design

A interação por voz está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Em casas inteligentes, já é possível acender as luzes e abrir as cortinas com comandos orais, por exemplo.

Os cursos de voice UX design preparam profissionais da área de tecnologia para o desenvolvimento de recursos que permitam que as interações por voz sejam ainda mais eficientes. No futuro também deve ser comum que humanos e robôs possam manter diálogos completos, por exemplo.

4. Agricultura urbana

Pessoas formadas nas áreas de agricultura, engenharia agrônoma ou arquitetura e urbanismo poderão se especializar em arquitetura urbana. Esse curso tem o objetivo de orientar os profissionais sobre as melhores formas de cultivar alimentos nas grandes cidades.

Percebe-se cada vez mais uma consciência ecológica nas pessoas, que valorizam os recursos naturais. Logo, os ambientes urbanos tendem a desenvolver mais atividades que antes eram restritas às áreas rurais. É preciso conhecer sobre agricultura e tecnologia para que isso seja feito com maestria.

5. Robótica

As interações com robôs já é uma realidade! Ao enviar uma mensagem pelas redes sociais de uma empresa, por exemplo, é possível que você seja atendido por um chatbot.

A tendência é que a robótica se desenvolva ainda mais e é por isso que essa área faz parte desta lista de cursos promissores. Esse curso é básico para quem deseja atuar no desenvolvimento de máquinas e serviços que utilizem de inteligência artificial e linguagens de programação.

6. Design de máquinas agrícolas

Como comentamos, as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente e isso tem feito com que as empresas produtoras de alimentos se preocupem mais com as questões de sustentabilidade.

Nesse sentido, o curso de design de máquinas agrícolas ganha força no mercado. Profissionais da engenharia podem se especializar nessa área, desenvolvendo equipamentos que realizem as atividades da agricultura sem que seja necessário emitir muitos poluentes e utilizar agrotóxicos.

7. Direito da ética tecnológica

O uso da internet e os chamados cibercrimes têm feito com que a legislação se modifique, para que também atenda às ocorrências que acontecem no meio digital. Exemplo disso é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi recentemente aprovada.

Essa nova realidade fez com que um novo mercado surgisse para os advogados. Um dos cursos promissores nessa área é o de direito da ética tecnológica. O profissional com essa formação estabelece regras morais e éticas no relacionamento entre humanos e máquinas, seguindo a legislação vigente.

8. Gestão de negócios em inteligência artificial

O ser humano será cada vez menos operacional e mais estratégico nas empresas. Isso porque a inteligência artificial está cada vez mais tomando posse das atividades burocráticas, como o atendimento aos clientes.

Assim sendo, um curso que estará em alta é o de gestão de negócios em inteligência artificial. Esse profissional deverá desenvolver e implementar programas que façam com que os robôs e humanos possam interagir com mais qualidade.

9. Gestão de influenciadores digitais

Para os profissionais da comunicação, como publicitários, jornalistas e relações públicas, um dos cursos promissores para o futuro é o de gestão de influenciadores digitais. Isso porque as marcas cada vez mais apostam em parcerias com youtubers e blogueiros para divulgar os seus serviços e produtos.

O gestor de influenciadores digitais tem um papel importante, uma vez que é o responsável por checar a veracidade de perfis, analisar fakes e verificar os algoritmos dos produtores de conteúdo parceiros.

10. Análise de dados em internet das coisas

A internet das coisas está presente em objetos úteis de nossos lares, como smarTVs e sistemas de automação residencial. Essa realidade abre o mercado para profissionais especialistas em análise de dados.

Por meio de ferramentas de Big Data, as pessoas que têm essa formação buscam formas para traduzir informações geradas pelos usuários dos sistemas, para que eles possam ser ainda mais personalizados e aprimorados.

Esses são alguns dos cursos promissores, sendo que alguns deles já são oferecidos por instituições de ensino e outros devem despontar no futuro. Ter conhecimento sobre eles é importante para você que busca recolocação profissional ou uma mudança de carreira. Talvez seja uma nova formação o empurrão que você precisa!

Para se destacar no mercado de trabalho, o conhecimento em inglês também é muito importante. Então, aproveite a visita e leia nosso artigo sobre a importância do inglês no mercado de trabalho!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário